Curiosidades sobre o Titanic

Quem assistiu ao filme Titanic, de James Cameron, lançado em 1997, conseguiu entender um pouco a história desse navio incrível, que todos acreditavam que nunca afundaria. Contrariando todos os especialistas envolvidos no projeto, o Titanic afundou sim, e foi na sua primeira viagem.

Em 1912, o navio entrou para a história ao bater em um iceberg e afundar. Na produção cinematográfica de Hollywood, uma das frases mais icônicas foi: "Nem Deus é capaz de afundar o Titanic". Parece que eles estavam errados, não é mesmo? Confira algumas curiosidades sobre o navio e sobre esse acidente que até hoje desperta a curiosidade das pessoas!

O que você precisa saber sobre o Titanic!



O Titanic naufragou em abril de 1912. A embarcação era extremamente luxuosa e levava aproximadamente 2.224 passageiros e tripulantes. No acidente, 1.500 pessoas morreram, foi uma das maiores tragédias de todos os tempos.

Entre os 700 sobreviventes, a maioria fazia parte da primeira classe, ou seja, era formada pelos ricos que estavam a bordo do Titanic. Estimativas indicam que 61% dos sobreviventes eram da primeira classe.

O navio partiu de Southampton, na Inglaterra, e seguia para Nova York, nos Estados Unidos. A última sobrevivente do desastre foi Millvina Dean, que tinha apenas dois meses quando o acidente aconteceu. Millvina morreu em 2009, aos 97 anos de idade.

Titanic afundando, ilustracao

Assista ao trailer do filme Titanic:



Confira algumas Curiosidades sobre o Titanic



A primeira pessoa a avistar o iceberg que foi responsável pelo naufrágio do Titanic foi o marinheiro britânico, Frederick Fleet. Foi ele quem anunciou o acidente, às 11h30 da noite. O marinheiro sobreviveu ao naufrágio.

O filme Titanic ganhou 11 Oscars. A produção, estrelada por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, foi dirigida por James Cameron e se tornou um marco do cinema, um verdadeiro sucesso de bilheteria.

O próprio filme revelou algumas curiosidades sobre o Titanic, como, por exemplo, o fato de os músicos terem continuado tocando seus instrumentos enquanto o navio naufragava. A última música tocada foi “Nearer, My God, to Thee”, uma canção católica.

Ouça Nearer, My God, to Thee:


O naufrágio do Titanic aconteceu em 15 de abril de 1912, na viagem inaugural. O navio afundou em poucas horas, após bater em um iceberg. De acordo com sobreviventes, o tempo total da batida até o completo naufrágio do navio foi de duas horas e quarenta minutos.

A água tomou conta dos seis compartimentos do navio. Entre os sobreviventes, estavam dois cachorros.

Mesmo após 73 anos do acidente, destroços do navio ainda eram encontrados por equipes de pesquisa. O Titanic afundou a 600 km da costa de Newfoundland e seus destroços foram achados a 4 km de profundidade no mar.

Outra curiosidade intrigante sobre a história do Titanic é que ele foi o único transatlântico da história a afundar por causa de um iceberg. No momento do acidente, a temperatura da água era de -2 °C. Dessa forma, muitas pessoas morreram de hipotermia em menos de 15 minutos.

curiosidade do titanic

Vale dizer que, no momento do acidente, o Titanic viajava em sua velocidade máxima, mesmo com os avisos de iceberg na região. O navio possuía apenas 20 barcos salva-vidas.

Curiosidades sobre o Titanic

Curiosidades Relevantes

Leia Mais