CuriosidadeHistóricasCuriosidades sobre os Vikings

Curiosidades sobre os Vikings

Img Mobile - Curiosidades sobre os Vikings

Muitos de nós, quando ouvimos sobre os Vikings, a primeira coisa que vem à mente, são homens sanguinários, loiros, altos e musculosos, que usam um capacete com chifres. No entanto, todos esses conceitos são errados.

Devido a todo esse misticismo que existe em torno desta maravilhosa civilização, hoje queremos limpar a incerteza e lhe contar algumas curiosidades sobre os Vikings que você provavelmente não sabia.

1. Eles nunca usaram capacetes com chifres


Capacete com chifre
Capacete com chifre, ficção

Capacete original dos Vikings
Capacete original dos Vikings

Capacete e armadura de guerra
Capacete, armadura de guerra e arma da época.

Diferentemente da imagem vista no entretenimento; como por exemplo, em videogames, filmes e literatura infantil, mostrando que a civilização usava capacetes com asas ou chifres, o certo é que os vikings utilizavam capacetes simples de metal puro para cobrir completamente a cabeça e o nariz.


2. Eles não ficavam tão sujos



Os Vikings são muitas vezes pensados como sujos e selvagens, mas pelos padrões do tempo, eles eram muito mais limpos do que você pensa. Saiba que, pelo menos, eles tomavam um banho na semana.


3. Eles tinham uma das civilizações mais avançadas da época



Vikings, navegantes

Especialmente por ter os melhores barcos de toda a Idade Média, os Vikings foram a civilização mais avançada em termos de navegação e uso de objetos para facilitar suas viagens pelos mares.

Por exemplo, eles desenvolveram a bússola magnética, melhoraram as cartas marinhas e aperfeiçoaram o uso da pedra solar.


4. Eles eram pagãos no começo



Em primeiro lugar, todos os vikings eram pagãos e acreditavam em vários deuses, incluindo Odin, Thor e Freya. Essas divindades viviam em Asgard, um lugar que estava conectado à Terra.

Além disso, eles consideraram que o fim do mundo ocorreria através de uma batalha chamada Ragnarok. Entre os séculos VIII e XI, os vikings atacaram várias igrejas e mosteiros cristãos na costa europeia, mas, no século XII, a maioria foi convertida no cristianismo.


5. Escravatura sexual


Escravas dos Vikings

Geralmente, é dado como certo que os Vikings fizeram suas incursões no resto da Europa principalmente para saquear. No entanto, outra teoria afirma que, provavelmente, a principal causa dessas invasões foi a conquista de escravos diante de uma escassez de mulheres em seu próprio território.


Assista: Muitas curiosidades interessantes e informações adicionais sobre os Vikings





+ Sobre essa Curiosidade: Idade Média Bússola Mapa
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Por que a bússola aponta sempre para o norte?

    Acredita-se que os chineses foram os primeiros a utilizarem o método de orientação natural para permanecerem na rota em suas viagens marítimas. Eles descobr...
    Leram 25586 Vezes

  • O mapa da morte por homicídios no mundo

    Um site produzido no Brasil apresenta o mapa da morte por homicídios no mundo. Chamado de Monitor de Homicídio, a plataforma virtual mostra os países com as...
    Leram 17984 Vezes

  • Japoneses criam mapas 3D para cegos

    Uma nova invenção dos japoneses promete facilitar a vida das pessoas cegas. Autoridades cartográficas do Japão criaram um software para imprimir mapas em 3D...
    Leram 7077 Vezes

  • O Mapa da Corrupção do Brasil

    O Brasil é um país marcado por grandes escândalos políticos. A corrupção é a causa de grandes prejuízos econômicos e sociais de nosso país, levando a perda ...
    Leram 23660 Vezes

  • Curiosidades sobre a Idade Média

    Naquele tempo a maioria casava-se no mês de junho (início do verão, para eles), porque, como tomavam o primeiro banho do ano em maio, em junho o cheiro aind...
    Leram 36234 Vezes

  • 9 Mapas antigos que não deveriam existir

    Alguns mapas antigos descobertos por pesquisadores contradizem diretamente as crenças e histórias estabelecidas sobre a evolução da humanidade, principalmen...
    Leram 4046 Vezes