CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre Taiwan

Curiosidades sobre Taiwan

Img Mobile - Curiosidades sobre Taiwan

Taiwan, oficialmente República da China, é um país localizado numa ilha na Ásia Oriental. Passou de regime de um único partido que comandava a China inteira para uma democracia com jurisdição apenas sobre a Ilha Formosa e outras ilhas menores, além de reconhecimento internacional limitado. Foi em 1971 que Taiwan foi substituída pela República Popular da China como governo oficial reconhecido em todo o mundo da China. Até 1949, este governo tinha sido Taiwan, que inclusive fazia parte da ONU e do Conselho de Segurança.

A República da China foi fundada em 1912, e sua extensão abrangia boa parte da China continental e da Mongólia. Com a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, o país anexou as ilhas Formosa e de Pescadores (Penghu) ao seu território. A perda da guerra civil chinesa para o Partido Comunista levou à fundação da República Popular da China, e a jurisdição da República da China ficou restrita à Taiwan, ainda que muitos países ocidentais, durante a guerra fria, só reconheciam ela como o único governo legítimo da China.

Com uma história extremamente interessante e cheia de detalhes, Taiwan também é um país muito peculiar e com bastantes curiosidades. Neste texto, coligimos 5 das principais curiosidades sobre o país.


1 - A terra não é plana



Cientistas afirmar que, se fosse cavado um buraco na cidade de Formosa, na Argentina, e esse buraco fosse profundo o suficiente, passando pelo centro da Terra e saindo no outro lado, daria exatamente em Taiwan, que, por coincidência, ainda é conhecida por ilha Formosa, tendo esse nome perdurado de 1542 até o fim do século XX.

Leia: A Terra é Plana ou Redonda?


2 - Ocupação japonesa



Comparado com outros países ocupados pelo Japão, o povo de Taiwan sente muito menos antipatia em relação ao tempo de domínio japonês. Isso porque, quando desse período, o Japão tinha a intenção de fazer da ilha de Taiwan uma colônia modelo, e acabou investindo muito no desenvolvimento do país.


3 - Coreia do Norte



Durante a guerra da Coreia, uma frota de navios dos Estados Unidos impediu, em junho de 1950, uma invasão de Taiwan pelo exército chinês. Em seguida, Mao Tsé-Tung anunciou a entrada da China na guerra da Coreia, empregando as tropas destinadas originalmente à invasão de Taiwan. Graças a esse novo contingente, a Coreia do Norte foi poupada de uma derrota eminente em outubro do mesmo ano.


4 - Número 4



Há uma grande superstição em torno do número 4 em Taiwan, considerado pela crendice popular como o número da morte. A superstição é tamanha que, à semelhança de outros lugares com o número 7, existem prédios inteiros em que não há um quarto andar. É claro que há, mas, depois do terceiro, ele já é considerado como o quinto.

Leia: Você sabia que a Ásia têm Tetrafobia?


5 - Culinária



Taiwan é um país com uma culinária muito ligada aos frutos marinhos, que são recursos em abundância ali na ilha, como peixes, crustáceos e mariscos. É costume acompanhar esses pratos com arroz e batata-doce. Outro prato muito famoso em Taiwan é o chamado stinky tofu (literalmente, “tofu fedido”), produzido a partir de soja e fermentado, contando com um aroma pronunciado.

stinky tofu, tofu fedido
Stinky tofu (Tofu fedido)


Veja também:

Curiosidades sobre a China

Curiosidades Interessantes sobre o Japão



+ Sobre essa Curiosidade: China Ásia