Cotidiano

Devemos escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

O ser humano é um animal de hábitos e isso significa, dentre outras coisas, que cada pessoa vai desenvolver sua própria forma de “ritual” para alguns momentos do dia. É claro que todos vivemos sob o mesmo sol e estamos inserido em um mesmo contexto geral de sociedade, embora cada sociedade tenha suas particularidades. O que estamos tentando dizer é que existe um certo “molde” geral, mas a partir do qual somos capazes de criar aquilo que queremos, aquilo com o que mais nos identificamos.

Dito isto, vamos ao que interessa. Existem dois tipos de pessoa, ou melhor, três: aquelas que acordam pela manhã e escovam os dentes; aquelas que acordam pela manhã, tomam café e então escovam os dentes; e aquelas que acordam pela manhã e não pensam em escovar os dentes por nenhum segundo. Você deve estar inserido em um desses três grupos, mas será que sabe quem esta certo no fim das contas?

É bem provável que você já tenha se perguntado isso em algum momento da vida. A verdade é que, segundo a ciência, escovar os dentes antes do café da manhã é mais indicado e até mesmo saudável. Eu sei que a sensação de comer qualquer coisa, ou beber, depois de escovar os dentes é bastante desagradável. Ainda assim, essa é a melhor forma de começar bem a manhã. Se você esta se perguntando porque, nós vamos chegar lá.

Em primeiro lugar, a pasta de dente pode te ajudar a evitar alimentos super açucarados pela manhã. Acontece que o produto geralmente contém lauril sulfato sódico, que inibe as suas papilas gustativas de processar corretamente os sabores doces. Ao mesmo tempo, elas também quebram as moléculas responsáveis por inibir os sabores amargos. Mas não é apenas por isso que você deve escovar os dentes antes de tomar café da manhã.

PUBLICIDADE

Você ja se perguntou porque acorda com mau hálito? Talvez não seja confortável, mas a nossa boca é totalmente tomada por bactérias enquanto dormimos. A madrugada é o período em que elas trabalham duro para se reproduzir. Nesse cenário, a pasta de dente com flúor é a maneira mais saudável de eliminar essas bactérias. Fazendo isso antes de comer, você ainda evita a ingestão destas bactérias junto com os alimentos.

Fora isso, as pastas de dentes são projetadas para criar uma película de proteção em torno dos dentes. Essa película ajuda na proteção deles já que boa parte da nossa alimentação atual é corrosiva ao esmalte dental. Dessa forma, você mata as bactérias e prepara seus dentes para atacar a comida que esta por vir.

Caso você esteja se perguntando, é recomendado escovar os dentes também após as refeições. Você não precisa encher a escova de pasta, mas não precisa deixar de usa-la. Ao mesmo tempo, pode ser benéfico esperar um pouco depois das refeições para higienizar a boca. A acidez da comida pode reagir com a pasta de forma ruim para a proteção dos dentes, então um tempinho entre a comida e a pasta é ideal.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]