CuriosidadeHistóricasEstátua de Zeus | Maravilha do Mundo

Estátua de Zeus | Maravilha do Mundo

Img Mobile - Estátua de Zeus | Maravilha do Mundo

Estátua de Zeus - Maravilha do Mundo
Grécia - 450 a.C.



Resumo

Esta estátua foi obra do mais famoso escultor grego: Fídias, nascido por volta de 490 a.C. Zeus, o Júpiter dos romanos, sentado em seu trono no interior do templo, media 12 metros de altura (18 metros contando o pedestal) e tinha na mão esquerda um cetro coroado com uma águia.

A estátua foi construída em madeira, mas era inteiramente revestida de materiais preciosos: as partes do corpo em marfim, o manto em ouro, os olhos em pedras preciosas. Estava sempre envolta com um véu de púrpura e era descoberta apenas nas grandes solenidades. A obra foi colocada em Olímpia, cidade famosa por suas construções e monumentos ligados aos jogos olímpicos que eram realizados de quatro em quatro anos em sua homenagem.

Por volta do ano 393 d.C., época em que Roma dominava o mundo conhecido, o imperador romano Teodósio baniu os jogos olímpicos da Grécia e o templo de Zeus foi fechado.

A estátua foi transportada por um rico grego para um palácio em Constantinopla e lá permaneceu até ser destruída em um grande incêndio, por volta do ano 462.




História



No mundo antigo, havia diversos templos que prestavam homenagem a Zeus, o senhor de todos os deuses gregos. Mas de todos esses templos, apenas um abrigava uma obra que viria a se tornar uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

O Templo de Zeus em Olímpia era o lugar onde estava localizada uma das maiores conquistas esculturais da história antiga.

O Templo de Zeus em Olímpia

Local onde ficava a Estátua de Zeus
Local onde ficava a Estátua de Zeus

A estátua de Zeus em Olímpia representou o auge do desenho escultural clássico, assim como também apresentou a todos a engenharia necessária para construir uma estrutura tão magnífica feita de mármore e ouro.

A cidade de Olímpia era um centro religioso, que também serviu para ser o berço dos jogos Olímpicos. Historiadores acreditam que os Jogos Olímpicos teriam começado por volta de 776 antes de Cristo, demonstrando a sua força física, assim como a política dos Pólis gregos participantes.

Gravura do Monumento Zeus

Os Jogos Olímpicos eram considerados como parte de rituais religiosos que giravam em torno do rei dos deuses gregos, Zeus. Por isso, a construção do templo e uma representação de Zeus foram feitas, para que os gregos pudessem ter um lugar para adorarem o seu deus pai.

O templo de Zeus foi construído entre 456 e 455 antes de Cristo, durante o auge da arquitetura grega clássica e atividades artísticas. Foi um projeto elaborado por Libon, um arquiteto que morava na cidade vizinha, Elis. O templo foi construído com pedra shell local no estilo dórico, que era o estilo que era predominante na época, e também tinha o mesmo estilo do Partenon, em Atenas. O templo foi construído com apenas um propósito. Servir de casa de proteção para a estátua que cultuava o senhor de todos os deuses, Zeus.

O famoso escultor grego Fídias trouxe Zeus de volta à vida com a criação da sua estátua, em 435 antes de Cristo. Depois de ter feito a estátua de Atenas para ser cultuada em Partenon, Fídias deixou a cidade de Atenas, em decorrência de uma grande vergonha, que foi um escândalo político, em que era acusado de desvio de verbas públicas. Após esse escândalo, foi diretamente para Olímpia, onde começou a trabalhar na escultura de Zeus.

A aparência da estátua era pra ser representada como Zeus era visto pelos gregos, como imponente, soberano, inspirador. Por isso que a estátua, sentada, media 40 pés de altura. O trono de Zeus foi algo tão impressionante, que foi construído em cedro, marfim, ouro e ébano. Ele segurava uma estátua de Nike, a deusa grega da vitória, na mão esquerda e na mão direita, uma equipe com uma águia empoleirada em cima dele.

A estátua serviu de reverência por mais de 800 anos, sempre no seu templo, em Olímpia. Reis e imperadores que vinham conhecer a estátua caíam em prantos de tamanha veneração.

Uma curiosidade sobre a estátua é que, no final dos anos 30 AD, Calígula tentou ter a estátua para si, mas não obteve sucesso. No ano 450 AD, foi tirada do Templo para Constantinopla, onde ele se sentou em um palácio. O palácio foi destruído pelo fogo em 462 depois de Cristo e, uma das sete maravilhas do mundo antigo, foi perdida.


Leia também:

Templo de Diana | Maravilha do Mundo



O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quem é mais feliz? Alguém casado ou alguém solteiro?
  • Conheça Gua, o chimpanzé que foi criado como um bebê humano
  • Top 10 profissões mais rentáveis nos EUA em 2012
  • Você tem um drone? Você sabia que no Brasil é obrigatório cadastrar ele na ANAC?
  • Os 10 carros mais rápidos do mundo
  • 15 curiosidades fascinantes sobre o caranguejo
  • Cabra dá à luz uma estranha criatura sem pele
  • Como entrar no Hotmail?

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.