Estudo indica que beijar reduz as respostas alérgicas

O pesquisador Hajime Kimata, do Departamento de Alergia do Hospital Ujitakeda, localizado em Kyoto, no Japão, realizou um estudo sobre o efeito que o beijo tem sobre as respostas cutâneas induzidas por agentes alergênicos. Foram estudados 30 indivíduos normais, 30 pacientes com rinite alérgica (RA) e 30 pacientes com dermatite atópica (DA).

Todos os pacientes com rinite ou dermatite eram alérgicos a ácaros da poeira doméstica e a pólen de cedro japonês. A pesquisa também levou em consideração o fato cultural de que os japoneses não se beijam habitualmente. Ao induzir o beijo, o pesquisador tinha o objetivo de entender as respostas do beijo no organismo de pacientes alérgicos.


Métodos e resultados do estudo realizado no Japão



Na pesquisa, os participantes foram incentivados a beijar seus cônjuges e parceiros por aproximadamente 30 minutos. Cada casal ficava sozinho dentro de uma sala, com portas fechadas, enquanto ouvia uma música suave.

Antes e depois do beijo, os testes cutâneos foram realizados usando alérgenos comerciais, além de histamina e solução controlada. Foram avaliadas as respostas das pápulas. Simultaneamente, foram medidos os níveis plasmáticos de neurotrofina, incluindo o fator de crescimento nervoso, fator neurotrófico derivado do cérebro e neurotrofina-3.

O pesquisador constatou que o ato de beijar reduziu significativamente as respostas das pápulas induzidas e diminuiu os níveis plasmáticos em pacientes que apresentavam rinite alérgica e dermatite atópica, mas não teve ações em indivíduos normais.

Como resultado, a pesquisa determinou que o beijo tem algum tipo de implicação na resposta imunológica de pacientes que apresentam alergias. O estudo tinha como foco entender a neuroimunologia em pacientes alérgicos e identificar como a troca de beijos pode influenciar as respostas do organismo.

O estudo concluiu que o beijo desencadeia diferentes respostas cutâneas nos indivíduos, reduzindo as respostas alérgicas em pacientes que apresentam quadros variados de alergias.

Estudo indica que beijar reduz as respostas alérgicas

Curiosidades Relevantes

Leia Mais