Ciências

Fóssil de 50 milhões de anos mostra um cardume de peixes

Os peixes ficaram presos no fóssil, que revelou o comportamento da espécie, que nadava em grupos. Confira as fotos!

É comum que os fósseis encontrados por pesquisadores revelem instantes no tempo, ou seja, situações que eram recorrentes ou estavam em andamento em determinado período da história do planeta. Prova disso é que um fóssil de 50 milhões de anos imortalizou uma cena interessante: um cardume de peixes nadando de forma sincronizada.

O cardume de Erismatopterus levatus, espécie extinta, foi capturado em um fóssil que remonta à época do Eoceno, a segunda época da era Cenozoica. O fóssil sugere o tipo de comportamento que esses peixes tinham, como o hábito de nadar em grupos.

Os peixes fossilizados estavam nadando juntos e, com isso, ofereceram um raro vislumbre do comportamento destes animais já extintos. O fóssil é um pedaço de xisto calcário da Época Eocênica e revela cerca de 259 peixes aparentemente nadando na mesma direção.

Fóssil de 50 milhões, cardume de peixes, nado sincronizado

ANÚNCIOS

A espécie extinta tinha o tamanho de um dedal e recebeu o nome de Erismatopterus levatus. Esses peixes nadavam com movimentos coordenados. As informações foram apresentadas por pesquisadores em 29 de maio de 2019, no Proceedings of the Royal Society.

Não ficou clara a causa da morte dos peixes, mas os cientistas acreditam que o encontro com uma duna de areia possa ter sido a razão. A análise das posições e orientações dos peixes sugere que eles seguiam as mesmas regras de “atração” e “repulsão” que regem os cardumes de hoje.

Para quem não sabe, os peixes são repelidos por seus vizinhos mais próximos para evitar colisões, mas ficam com o grupo rastreando os peixes mais distantes.

ANÚNCIOS

Como o comportamento coletivo é visto em muitos animais, os cientistas acreditam que esse comportamento evoluiu há muito tempo, mas há poucas evidências desse tipo em espécies extintas, disse Nobuaki Mizumoto, ecologista comportamental da Universidade Estadual do Arizona.

Este fóssil do cardume de peixes está exposto em um museu em Katsuyama, no Japão. O fóssil veio originalmente de sedimentos da Formação Geológica Green River, que está presente no Colorado, em Wyoming e Utah, nos Estados Unidos.

Fonte / Imagens: Science news

Veja também:

Encontrado peixe de 200 anos de idade

Sobre o Autor