Mundo Bizarro

Japão abriu bar em centro de descarte e tratamento de lixo

Objetivo do país é fomentar o debate ambiental na sociedade. Saiba mais!

Autoridades políticas regionais do Japão resolveram abrir um bar em um centro destinado ao descarte e tratamento de lixo. A iniciativa pretende estimular os moradores locais a pensarem sobre o desperdício daquilo que eles consumem e produzem em termos de lixo.

O bar pop-up tem uma janela que dá visão para um ambiente de processamento de resíduos sólidos, onde é possível acompanhar o funcionamento de uma garra mecânica cheia de lixo e de um incinerador. O bar está localizado na cidade de Musashino, a oeste de Tóquio.

No estabelecimento, os clientes encontram mesas e podem passar momentos de relaxamento comendo petiscos e tomando coquetéis. As janelas de vidro dão diretamente para um poço profundo, onde toneladas de lixo são empilhadas para incineração. Entre os resíduos dispostos no local, estão plásticos, espumas, papel rasgado, sacolas e vários outros detritos.

O bar tem o intuito de apresentar ao público o impacto do desperdício e do consumo descontrolado. As autoridades locais esperam que, ao expor para as pessoas a visão do lixo acumulado, os cidadãos aumentem sua consciência sobre a importância da reciclagem, da coleta seletiva e da preservação ambiental.

ANÚNCIOS

O estabelecimento é apenas temporário, mas a instalação, que fica no Musashino Clean Center, ficará aberta aos visitantes durante todo o ano. Apesar de estar em um ambiente destinado ao lixo, a instalação foi projetada para ser atraente. No local, além de desfrutar de um bom happy hour, os visitantes podem assistir os técnicos remotamente manuseando o lixo e monitorando a instalação.

Uma das janelas do bar funciona como tela sensível ao toque. Ao pressionar os ícones expostos, o cliente recebe informações como a temperatura do incinerador e a quantidade de lixo queimada naquele dia. O projeto custou cerca de 10 bilhões de ienes, ou US$ 123,8 milhões.

O bar recebeu o nome de Gomi-Pit Bar e foi instalado provisoriamente em uma área de eliminação de resíduos sólidos. O local fica ao lado da Prefeitura de Musashino. A instalação de gerenciamento de resíduos não gera odores desagradáveis para os visitantes do bar.

ANÚNCIOS

O Japão descarta aproximadamente 43,17 milhões de toneladas de lixo por ano. Uma pesquisa do Ministério do Meio Ambiente japonês mostrou que muitos governos locais estão lutando para lidar principalmente com os resíduos de plástico no país.

Japoneses assistindo processamento de lixo em bar
Crédito da imagem: Straitstimes / AFP

Em Musashino, grande parte dos resíduos, com exceção das latas, garrafas de vidro e plásticos, é coletada com a cobrança de uma taxa da população. Além disso, moradores e empresas precisam comprar sacolas especiais para fazer o descarte do lixo.

Nos centros de gerenciamento de lixo do país, para cada tonelada de resíduo queimada, 100 quilos de cinzas são gerados. Os restos são reaproveitados como matéria-prima para a produção de cimento e telhas. Em média, cada incinerador pode queimar até 120 toneladas de lixo por dia.

Fonte / Imagem capa: Japan Times

Veja também:

Curiosidades Interessantes sobre o Japão

Sobre o Autor