CuriosidadeMundo BizarroLago Ness

Lago Ness

Img Mobile - Lago Ness

O Lago Ness é um lago grande, localizado nas Terras Altas, na Escócia, tendo 56,4 km2 de área total, possuindo 37 km de comprimento e 226 metros de profundidade e possui uma superfície que fica a 16 metros acima do nível do mar, sendo considerado o segundo maior lago da Escócia por área de superfície, ficando atrás apenas do Lago Lomond.

O lago fica próximo à cidade de Inverness, no norte da Escócia. Nas suas margens existem diversos castelos antigos, curiosamente, cada um dotado de uma história fantasmagórica. Num ambiente assim, não é de se espantar que surgiram relatos de uma criatura enorme, semelhante a uma espécie de dinossauro, habitando no fundo do lago. Uma dose de uísque ajuda a acelerar e criar história, e a imaginação voa.

O lago ficou conhecido mundialmente graças à suposta aparição de um animal mitológico, lendário, conhecido como Monstro do Lago Ness, também conhecido carinhosamente como “Nessie”.

Vista do Lago Ness

Foto do Lago Ness

O mundo conhecendo o escocês mais famoso



Conhecido mundialmente, o monstro do Lago Ness é o personagem mais famoso e querido da Escócia. Curiosamente, é um monstro que não mete medo, e fica remetendo a diversas histórias engraçadas, curiosas e rende muito dinheiro para as pessoas que vivem de turismo.

Mais curioso ainda são as pessoas que acreditam verdadeiramente na aparição do monstro, e passa a vida inteira tentando decifrar ou comprovar o surgimento de Nessie.

A história do Monstro começou no século 6. Através de um relato de Santo Columba, um dia, o santo teria sido abordado por um grupo de pessoas que carregava consigo um homem que supostamente havia sido morto pelo monstro do lago. O santo pediu que uma jovem fosse até à margem do lago, a fim de atrair o monstro e, assim que ele surgiu, o padre afastou a criatura com o sinal da cruz.

Na Europa, a crença na existência do monstro é tanta que dá até para acompanhar imagens ao vivo, 24 horas por dia, através de um site britânico. Nessie é uma sensação mundial, muito se deve à foto que foi tirada em 1934, por R.K Wilson. Mais tarde, numa entrevista, ele mesmo informou que se tratava de uma farsa a foto. O monstro possuiria um pescoço vertical, contendo uma cabeça arredondada e pequena, com um tamanho totalmente desproporcional ao seu corpo.

Ao se movimentar na água, fazia pequenas ondas, o que, para as pessoas que não acreditavam, poderia se tratar de pássaros que mergulhavam no lago a fim de encontrar algum peixe ou então, de lontras que habitavam o lago.

Em maio de 1934 em jornal local publicou uma reportagem dizendo que uma criatura gigantesca havia sido avistada na superfície do lago. Novos avistamentos aconteceram naquele mesmo ano, e o obscuro lago escocês e seu misterioso habitante tornaram-se repentinamente internacionalmente famosos. Desde então houve centenas de avistamentos reportados e fotografias de ''Nessie''. Um manuscrito de 565a.C. fala do encontro de São Columbano com a serpente do lago.

Monstro do Lago Ness

Por volta de 1970 existiam especulações sobre a possibilidade da criatura ser um plesiossauro sobrevivente, um dinossauro aquático da era Mesozóica. Investigações sérias no lago, incluindo o uso de fotografias submarinas e sonar, não conseguiram provar o relato das testemunhas oculares. Os avistamentos de Nessie podem ser atribuídos ao "o que a mente espera, os olhos veem".

Plesiosauria

Suposto dinossauro, plesiossauro, monstro do lago ness

Contudo a existência de uma grande criatura no Lago Ness nunca havia sido refutada até 1994, quando Christian Spurling, construtor do falso monstro, revelou que tudo não passou de uma bem-arquitetada farsa preparada por cinco pessoas lideradas pelo seu padrasto, Duke Wetherel.

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, as investigações sobre o monstro ganharam força. Uma expedição ao lago foi feita em 2016, por um grupo de pesquisadores contratados pela BBC. Com a utilização de 600 sonares e tecnologia de navegação por satélites, eles não encontraram nenhum sinal do monstro.

Veja o Lago Ness no Google Street View:
Google/Lago Ness

Mas o monstro do Lago Ness, Nessie, carinhosamente chamado, continua mais vivo do que nunca, nas camisas, nos pôsteres, nos bonés, nos chaveiros e, principalmente, no coração do mundo.



Leia também:

Monstro do Lago Ness

Fotografia nítida mostra o famoso Monstro do Lago Ness



Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Curiosidades Estupendas da Escócia

    A Escócia é um país localizado no Reino Unido, fazendo fronteira ao sul com a Inglaterra. Essa nação é uma das mais fascinantes do mundo e tem uma cultura v...
    Leram 10785 Vezes

  • Escócia, Um exemplo de país a ser seguido

    Escócia tem um plano para que ela consiga se tornar o líder mundial em energia renovável. Um artigo descreve os objetivos que a Escócia deverá ter para que ...
    Leram 1696 Vezes

  • Monstro do Lago Ness

    O Monstro de Loch Ness , também conhecido por Nessie , é uma criatura aquática que alegadamente foi vista no Loch Ness (Lago Ness), nas Highlands da Escócia...
    Leram 31437 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Curiosidades sobre o Neymar
  • Os mais recentes casos de OVNIS de 2015
  • A confirmação da teoria da relatividade por aglomerados de galáxias
  • Quantos caixas eletrônicos existem no Brasil?
  • Curiosidades da Colômbia
  • Quais as atuais maravilhas do mundo?
  • Quem inventou o vibrador?
  • O que é um número capicua

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.