CuriosidadeMundo BizarroMenofobia - Medo da Menstruação

Menofobia - Medo da Menstruação

Img Mobile - Menofobia - Medo da Menstruação

Não existe mulher que ame ficar menstruada, mas as mulheres que sofrem de menofobia (palavra de origem grega (Meno = Mês + fobia=medo) vivem esse estresse ao extremo, veja!

A menofobia é caracterizada pelo medo irracional e excessivo do período menstrual. As mulheres que sofrem desta fobia farão qualquer coisa para prevenir ou parar a menstruação, muitas vezes, por estarem vivenciando tão a fundo o estresse da fobia, acaba que o período não vem simplesmente por estarem estressadas.

Especialistas afirmam que qualquer medo que ocupe mais de duas horas do dia de alguém, pode caracterizar fobia de algo. Geralmente os sintomas seguem um padrão: Pânico, transpiração, falta de ar, palpitações, boca seca, tremor e a incapacidade de falar de forma coerente.

Medo da Menstruação

Causas



Geralmente a menofobia começa na puberdade, pela falta de informações e conselhos sobre a menstruação. Pessoas que não estão preparadas para as situações que enfrentam, têm maior risco de desenvolver fobias.

Outros gatilhos para a menofobia são: medo de dor, perda de sangue excessiva e sentimento de vergonha. Muitas vezes, a palavra "menstruação" já é suficiente para desencadear um ataque de ansiedade.


Tratamento



Como qualquer outra fobia, a menofobia pode ser tratada. Então, se você estiver sofrendo com isso, não hesite em procurar um profissional psicólogo/psicanalista.



+ Sobre essa Curiosidade: Fobia

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A História da Nitendo
  • Top 10 Curiosidades sobre a Noruega
  • Em quais países as pessoas vivem mais?
  • Animais tem depressão?
  • Os 15 lugares mais aterrorizantes para ficar sozinho
  • Foram necessárias 2 milhões de árvores e 20 anos para recuperar uma floresta devastada, mas esse casal conseguiu
  • Curiosidades sobre o esperma
  • Vários tipos de contatos alienígenas

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.