CuriosidadeMundo BizarroMineradora encontra o maior diamante do mundo no Canadá

Mineradora encontra o maior diamante do mundo no Canadá

Img Mobile - Mineradora encontra o maior diamante do mundo no Canadá

Uma empresa mineradora divulgou que encontrou o maior diamante do mundo em solo canadense. A pedra é um diamante amarelo, com 552 quilates.

Este tesouro, que foi considerado extremamente raro, foi descoberto no Canadá pela mineradora Dominion Diamond Mines. O comunicado da empresa dizia que o diamante foi descoberto em outubro de 2018, na Mina de Diamantes de Diavik, no território do Noroeste do Canadá.

A pedra preciosa é surpreendente e mede 33,74 milímetros por 54,56 milímetros, disse a empresa. O diamante foi descoberto no processo inicial de triagem na fábrica de recuperação da Diavik.

A mineradora Dominion Diamond Mines acrescentou que o diamante não será vendido em sua forma bruta. Ainda não se sabe o valor estimado da pedra. A empresa responsável pela descoberta deve contratar um parceiro especializado para cortar e polir a pedra, para depois determinar o valor total que poderá ser adquirido com a venda deste diamante.

Essa descoberta excede o recorde anterior, que era da Mineradora Rio Tinto, que encontrou um diamante de 187,7 quilates na mesma mina em 2015.

Diamante amarelo, com 552 quilates
O maior diamante do mundo, diamante amarelo, com 552 quilates

Vale dizer que a mineradora Dominion possui apenas 40% da Mina de Diamantes Diavik. A pedra recém-descoberta tem mais do que o dobro do peso do último diamante recordista encontrado no local.

A pedra encontrada tem uma excelente qualidade e deve ter um elevado valor de mercado. O diamante amarelo de 552 quilates foi considerado um verdadeiro milagre pelos especialistas.

Jim Pounds, vice-presidente executivo de diamantes da Dominion Diamonds, disse que essa descoberta é uma coisa rara. "Uma pedra desse tamanho e com essa dimensão invariavelmente é danificada durante o processo de liberação de diamantes, que é um processo de esmagamento”. Felizmente, a pedra não sofreu nenhum tipo de dano neste processo e foi encontrada intacta.

O diamante será avaliado quando for eventualmente cortado e polido. A Dominion Diamonds acredita que, quando tudo estiver resolvido no processo de preparo da pedra, sua forma natural possa dar origem a uma gema de 150 quilates, oval e de cor amarela.

Especialistas da área relatam que os diamantes canadenses são alguns dos mais antigos do mundo. Eles datam, provavelmente, do período que marca o começo da formação da própria Terra. Estima-se que estes diamantes tenham mais de três bilhões de anos.

A mina de Diavik fica a cerca de 300 quilômetros a nordeste de Yellowknife. É uma propriedade de uma joint venture formada entre as mineradoras Dominion Diamond e Rio Tinto.

Fonte: Cbc


Veja também:

A curiosa chuva de diamantes em Urano e Netuno



+ Sobre essa Curiosidade: Diamante Ouro Joia Canadá

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Células-tronco de dentes de bebê podem ser usadas para tratar dentes doentes
  • Top 10 propagandas mais famosas no mundo
  • Aquaporina
  • Bebida alcoólica pode prevenir AVC
  • O Fascinante Museu do Espaço de Roswell
  • Pessoas com mais de 65 anos compartilham mais fake news no Facebook
  • Unacknowledged: o documentário sobre UFOLOGIA que você precisa ver!
  • Quais lugares no mundo que não tem noite?

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.