Ciências

O que é Pareidolia?

A pareidolia é um fenômeno psicológico comum aos seres humanos. Saiba mais!

Você com certeza já deve ter tido a impressão que em algum objeto, sombra ou algo qualquer teria um rosto de alguém a lhe observar, esse fenômeno é conhecido como Pareidolia e é super normal, sendo explicado cientificamente. Nas imagens projetadas na mente há a impressão do que a visão consegue tirar dos objetos, mostrando algumas vezes, rostos de pessoas que ali não estão, mas que você nota e pode perceber, como uma espécie de ilusão de ótica.

A Pareidolia é tão real que muitos artistas apostam nela e criam peças e quadros com o fenômeno, mostrando paisagens ou objetos organizados de forma que rostos possam ser percebidos, embora não tenham sido colocados ali de fato. Vamos agora conhecer mais sobre a Pareidolia, compreender como ela funciona e sua ligação com o dia a dia.

Definição de Pareidolia

A Pareidolia é um fenômeno de característica psicológica que afeta de forma direta a forma como enxergamos objetos e coisas, sendo comum em todos os seres humanos. Ele é conhecido como um fenômeno que faz as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, conjunto de objetos ou ainda em coisas aleatórias, como paisagens, nuvens, sombras entre outros. Em outras palavras, pareidolia é um fenômeno psicológico comum, na qual as pessoas enxergam “rostos” em tudo o que veem.

ANÚNCIOS

Algumas pessoas que alegam terem vistos fantasmas, monstros, discos voadores ou qualquer outro tipo de acontecimento aleatório e inexplicável podem ser apenas vítimas do fenômeno de Pareidolia. Mesmo se comportando em muitas pessoas e prejudicando a interpretação visual de do campo de visão de uma forma um tanto significável a Pareidolia não é considerada uma doença, devido ser caracterizada como uma espécie de ilusão de ótica formada pela visão em seu estado comum, geral em todas as pessoas.

O fenômeno da Pareidolia se comporta de forma pessoal, ou seja, varia de um indivíduo para o outro. Enquanto uma pessoa pode ver um rosto humano ou animal em determinado objeto ou paisagem, outra pessoa pode simplesmente não ver nada, sendo uma interpretação de cada um, de forma individual. Para quem apresenta altos níveis de sociopatia ou distúrbios mentais que acometem as habilidades sociais há dificuldade em identificar Pareidolias, sendo assim essas pessoas não conseguem ver formas humanas com facilidade em manchas, nuvens, paisagens, etc.

definição de Pareidolia

ANÚNCIOS

Pareidolia Visual e Sonora

O fenômeno da Pareidolia se apresenta de duas formas, visualmente, que é o mais identificado, e ainda sonoramente. A Pareidolia Sonora acontece quando uma sequência de ruídos é interpretada como uma série de palavras ou frases completas, dando significados para quem ouve a Pareidolia Sonora. Esse tipo de comportamento pode ser facilmente percebido quando se escuta músicas sendo tocadas ao contrário, dando o entendimento de que são ditas espécies de mensagens ocultas, sendo compreendidas como mensagens subliminares, quando na realidade é apenas um acontecimento do fenômeno de Pareidolia Sonora.

Possível origem da Pareidolia

A Pareidolia tem como possível origem dada pela ciência, de acordo com pesquisadores e estudiosos da mente do homem, a evolução da espécie humana. Com o tempo o ser humano evoluiu e foi tendo desenvolvido a capacidade de identificar rostos humanos e animais em locais, sendo uma medida tanto de defesa, quanto de ataque, uma necessidade para quem queria viver em sociedade e sobreviver na época das cavernas. Com o passar do tempo, a necessidade seria apenas de identificar o rosto de seus pares, para andar em grupo e não perder ninguém, sendo uma característica que temos até hoje, e quando altamente refinada, pode enganar a nossa mente por meio da Pareidolia Visual.

Os emojis, a religião e a Pareidolia

emojis, Pareidolia

No dia a dia a pareidolia pode ser observada da forma como ela é apresentada, visualmente uma espécie de ilusão de ótica, e ainda com a utilização dos tão conhecidos emojis. Por meio dos emojis o cérebro associa desenhos a sensações, com representações de rostos, usando essas interpretações para transmitir sentimentos sentidos no momento que se envia alguma mensagem de texto pela internet ou celular.

Outro tipo de apresentação da Pareidolia é na religião, onde pessoas alegam ter visto o rosto de Jesus, por exemplo, em determinados lugares que passam, já os ateus não conseguem ver a face de Jesus no mesmo local que essas pessoas, ou ainda sente dificuldade para fazer enxergar o rosto. Com isso, entende-se o quanto o fenômeno da Pareidolia é individual e se apresenta de forma diferenciada de uma pessoa para outra, podendo ser mais intenso em alguns aspectos dependendo da interpretação sensorial do indivíduo mediante alguma situação.

Ainda tem dúvidas? Assista:

Veja também:

Ilusão de ótica confunde o cérebro humano

Sobre o Autor