CuriosidadeCiênciasPesquisa propõe transformar dióxido de carbono em combustível industrial

Pesquisa propõe transformar dióxido de carbono em combustível industrial

Img Mobile - Pesquisa propõe transformar dióxido de carbono em combustível industrial

Um grupo de pesquisadores desenvolveu catalisadores à base de cobre que podem transformar o CO2 em produtos muito valiosos para o homem. O novo sistema poderia transformar o dióxido de carbono em combustível industrial.

Segundo os pesquisadores, essa seria uma excelente solução para reduzir as emissões de CO2 no meio ambiente e minimizar os problemas causados pelo aquecimento global e o efeito estufa. O sistema permitiria que fossem utilizadas as emissões das usinas elétricas e da indústria pesada para transformá-las em combustíveis para alimentar grandes plantas industriais e outros espaços. O CO2 poderia, então, ser transformado em combustíveis industriais ou substâncias químicas que emitissem apenas oxigênio.

O estudo foi realizado pelo Instituto Rowland, em Harvard. Os cientistas envolvidos na pesquisa desenvolveram um sistema melhorado para usar a eletricidade renovável, com base na redução do dióxido de carbono em monóxido de carbono. O sistema foi descrito em um artigo publicado na revista Joule.

"A ideia mais promissora pode ser conectar esses dispositivos a usinas ou indústrias que produzem muito CO2", disse o pesquisador Haotian Wang. "Cerca de 20% desses gases são CO2, então se você puder usá-los para produzir eletricidade limpa, será possível reutilizar esses resíduos de forma sustentável”, afirmou.

Essa nova abordagem para o desenvolvimento de catalisadores é liderada por pesquisadores de Harvard e promete revolucionar as formas de geração de energia, além de reduzir os impactos do CO2 no planeta.

dióxido de carbono

O novo sistema criado pelos pesquisadores é mais barato e depende de altas concentrações de gás CO2 e vapor de água para operar. O projeto tem dois desafios para ser bem-sucedido: custo e escalabilidade.

Ainda assim, segundo os cientistas, o projeto pode criar a possibilidade de que, finalmente, o homem consiga alcançar o dia em que a indústria será capaz de capturar o CO2 que agora é liberado na atmosfera e transformá-lo em produtos úteis.

O grupo envolvido no estudo já desenvolveu diversos catalisadores à base de cobre que podem reduzir ainda mais o CO2 em produtos que são muito mais valiosos. O Instituto Rowland tem investido bastante nos avanços desse novo sistema. A pesquisa ainda deve continuar de forma independente por mais alguns anos, até que seja possível estabelecer todos os pontos importantes para que a conversão de CO2 em combustível industrial possa ocorrer em larga escala, com segurança e eficiência.

Fonte / Crédito da imagem (Jon Chase/Fotógrafo da equipe de Harvard): Harvard

Veja também:

Turbina minúscula tem capacidade de gerar energia para uma cidade inteira



+ Sobre essa Curiosidade: Energia limpa Combustível Harvard
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Dentista descobridor da anestesia
  • Quantos Anos tem o Brasileiro
  • 2013 foi estranho!
  • Tempestades Eletromagnéticas (Chuva de Ráios)
  • O NIST-7 - O Relógio Mais Preciso do Mundo
  • 15 fatos inusitados sobre voos comerciais
  • El Niño
  • Como surgiu a Terra e o Sistema Solar

Você Sabia?

O nome mais comum e popular no mundo é Mohammed.