Ciências

Por que as ondas estão ficando maiores na Europa?

As costas da Europa Ocidental nunca haviam registrado uma altura tão grande em suas ondas. Saiba mais!

Nosso planeta está constantemente gerando inúmeras mudanças. A poluição causada por más práticas humanas já marca seus efeitos no planeta Terra. Espécies extintas, mares poluídos, florestas derrubadas… Muitos são os aspectos pendentes que estão destruindo o nosso mundo e gerando processos incontroláveis, como a mudança climática. E de acordo com um novo estudo, a mudança climática pode ser responsável pelo aumento preocupante no tamanho das ondas nas costas europeias.

As costas da Europa Ocidental nunca haviam registrado uma altura tão grande em suas ondas. Algumas formações gigantescas foram estudadas pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica na França e pelas universidades de Bordeaux e Plymouth. É uma investigação baseada na medição de algumas ondas que no inverno podem atingir altitudes nunca vistas nesses territórios. Sem dúvida, um novo inimigo que pode se juntar a uma lista de problemas causados ​​pela mudança climática.

Ondas gigantes

Segundo os dados do estudo, a altura média das ondas europeias durante o inverno aumentou progressivamente nos últimos 70 anos. As faixas mais altas foram detectadas nas costas da Escócia e da Irlanda, com um aumento de mais de 10 mm por ano. Ou seja, um total de 0,7 metros desde os anos 50. Da mesma forma, em uma tempestade com condições climáticas extremas, essas faixas crescem para um total de 1,7 metros de altura.

ANÚNCIOS

falésias
Falésias

As consequências deste enorme aumento podem ser apreciadas na própria costa. A erosão de dunas e falésias se tornou muito mais efetiva nos últimos anos. Sem esquecer o extremo perigo que este evento pode causar para os turistas que visitam as costas europeias. No momento, os parâmetros regulares pelos quais esse fenômeno acontece são desconhecidos, o que fica claro é que as costas são cada vez mais perigosas para os seres vivos por causa dessas ondas gigantescas.

Veja também:

ANÚNCIOS

Curiosidades Sobre a Europa

Sobre o Autor