CuriosidadeLendas UrbanasPor que temos supertição?

Por que temos supertição?

Img Mobile - Por que temos supertição?

A palavra supertição vem do latim superstitione, que significa sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes. Além disso, a supertição também pode ser definida como crença em presságios e apego exagerado e infundado a qualquer coisa.

Em suma, supertição é uma coisa que quase todo mundo pensa e acredita pelo menos uma vez na vida, mesmo sem ter fundamento ou explicação racional para tal ato.

O motivo pelo qual temos supertição é subjetivo. Algumas pessoas acreditam naquilo que vem de gerações passadas de sua família, ou simplesmente em algo que tenham lido ou ouvido. A verdade é que as supertições, muitas vezes, impressionam e causam temor e, por isso, as pessoas acham melhor não se arriscarem a duvidar de qualquer coisa.

No Brasil, as supertições surgiram muito por causa da grande mistura de etnias e crenças. A religião indígena, o espiritismo africano misturado com práticas supersticiosas católicas, formaram e influenciaram a cultura popular dos brasileiros.

A supertição surgiu em tempos remotos nas regiões da Assíria, Babilônia, Egito, Grécia e Roma. Elas são influências de práticas de adoração. Abaixo você vê uma lista de supertições. Será que você acredita em alguma delas?

Borboletas negras - sinal de morte;

Cair um talher - visitas chegando;

Sentir a orelha quente - alguém está falando de você;

Sexta-feira 13 – Dia de azar;

Gato Preto – Dá azar.


Existem ainda superstições ligadas à medicina natural como simpatias para curar doenças.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com