CuriosidadeMundo BizarroPor que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

Img Mobile - Por que o céu é azul?

O azul do céu é o resultado da difusão da luz solar pela atmosfera. Se este não existisse, a camada superior ia ser toda preta e as estrelas seriam visíveis no dia inteiro.

Nossos olhos são sensíveis apenas a uma parte da radiação vinda do sol. No espectro total da radiação emitida pelo sol, esse componente visível é chamado de "luz". Ela parece branca para nós; mas na verdade, esse branco é o resultado da superposição de todas as cores de azul para vermelho, como revelado pelos arco-íris.

A "decomposição" da luz branca também pode ser realizada com um prisma de vidro ou melhor, em um cristal. É, por exemplo, a origem dos derrames de petróleo numa estrada molhada. Pode-se também obter o branco combinando apenas três cores do arco-íris, uma no meio do espectro e as outras nas duas extremidades.

Essas três cores, chamadas primárias, são azul, verde e vermelho. Se três feixes de luz com essas cores e a mesma intensidade são sobrepostas em uma tela, tendem a originar o branco. Em geral, a combinação de duas ou três dessas cores primárias torna possível obter todas as outras na técnica "tricromática aditiva" usada, por exemplo, pela televisão.

A luz branca do sol é uma mistura de todas as cores do arco-íris. A luz viaja sob a forma de ondas de diferentes comprimentos. Cada cor tem seu próprio comprimento de onda. A luz viaja em linha reta até encontrar um obstáculo que a envia de volta em outra direção.

Quando os raios do sol entram na atmosfera, eles encontram os átomos, as moléculas de ar, as gotas de água e a poeira da qual a atmosfera é composta. As moléculas de ar têm o tamanho certo para difundir os comprimentos de onda mais curtos da luz, o roxo, índigo e azul, neste caso; comprimentos de onda mais longos, como os vermelhos, não são quase difundidos por essas moléculas de ar.

Então é uma mistura de roxo, índigo, azul, verde e uma pequena fração das outras cores que são difundidas pelo céu, dando a ele esse azul que conhecemos bem.


Diferentes tons de azul



Os diferentes tons de azul que o céu assume dependem da quantidade de vapor de água e poeira no ar. Quanto mais gotas de água e poeira no ar, mais a difusão é amplificada, aumentando assim a proporção de verde e amarelo, dando um tom mais claro ao azul.

Por outro lado, a ausência de poeira e gotas de água permitem que a radiação azul se fortaleça, como nas altas montanhas.

Montanha é céu azul


Diferenças sazonais de azul



O azul é normalmente mais intenso nas altas pressões da primavera e outono do que durante os meses de verão. Mesmo quando há alta pressão, o azul é enfraquecido no inverno durante uma inversão. Além disso, a intensidade da cor azul aumenta ao mesmo tempo que a altitude dos locais de observação.

Previsão de acordo com o azul do céu: Aqui estão 3 regras básicas válidas nas planícies.

  • . O azul muito escuro, ligado a uma boa visibilidade, indica um tempo instável. Piorando o tempo com vento e precipitação (tempestade) não pode ser descartada.
  • . Um azul médio ou claro e brilhante indica a persistência do bom tempo.
  • . Uma transição gradual de azul para branco ou cinza, ligada à névoa, permite prever uma mudança de tempo (baixa pressão).



Horizonte azul e neblina azul?



Um horizonte azul pode ser o resultado de uma frente fria, mas geralmente é devido a uma camada de ar frio logo acima da água. De fato, normalmente o ar na superfície do solo é mais quente, mas neste caso, a camada fria está logo acima do oceano.

Às vezes, também, falamos de um fenômeno de neblina azul. É frequentemente encontrado no leste do Tennessee, nas Montanhas Smokey. Esse fenômeno ocorre quando partículas muito pequenas de hidrocarbonetos são liberadas na atmosfera pela vegetação e misturadas quimicamente com uma pequena quantidade de ozônio da estratosfera.

O resultado: pequenas partículas (diâmetro de 0,2 mícrons) que difundem o comprimento de onda azul. Quanto maior a distância entre as montanhas e o observador, maior a dispersão da luz do sol no ar. A luz parece azul e as montanhas aparecem como se fossem azuis.


Por que as nuvens são brancas?



As nuvens são brancas porque todas as cores do espectro são espalhadas pelas gotículas de água das nuvens. A mistura de todas essas cores reconstitui a luz branca. Percebemos que as nuvens assumem tons de cinza quando a luz não consegue cruzá-las, ou quando outra nuvem projeta sua sombra.

núvens e céu azul


E o Sol, por que é amarelo?



Porque é a cor que resulta da mistura de todas as outras cores, exceto o azul. No espaço, os astronautas afirmam que o sol é branco: é a cor que nos observaríamos se o azul não estivesse espalhado em todas as direções antes de chegar ao nosso olho.


E a lua? E Marte? E Vênus?



O céu é negro na lua, porque não há atmosfera.

É a poeira e o dióxido de carbono na atmosfera de Marte que lhe garante uma tonalidade alaranjada ou rosada.

As nuvens de ácido sulfúrico que cobrem a superfície de Vênus e o dióxido de carbono lhe dão uma tonalidade amarelada.


Veja mais:

Como é formado o Arco-íris?

Por que quando olhamos as montanhas de longe elas são azuis?



+ Sobre essa Curiosidade: Luz Oceano Azul

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Cientistas descobrem Sodoma e Gomorra
  • A História da Microsoft
  • Cães evitam pessoas negativas
  • Estudo mostra que homofobia reduz expectativa de vida
  • Como ter milhões de curtidas em uma FanPage do Facebook?
  • Sobre a indicação do Hitler ao prêmio nobel da paz em 1939
  • A história do jeitinho Brasileiro
  • Curiosidades de Matemática

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.