Quais são os principais contos de fadas clássicos?

Os contos de fadas são estórias passadas de geração para geração pela tradição oral e retratam personagens e fatos mágicos e fantásticos, incluindo histórias de amor, coragem, superação e amizade, sempre com elementos que transportam as crianças para um universo rico e lúdico.

Partes integrantes da literatura infantil, os contos de fadas são conhecidos em praticamente todos os países do mundo. São textos clássicos, criados há muitos anos e dotados de um valioso aspecto fantasioso, retratando princesas, príncipes, bruxas e fadas madrinhas.

Os primeiros contos de fadas surgiram na França, no século XVII. A primeira coletânea de contos foi criada pelo poeta Charles Perrault e contava com algumas estórias bastante conhecidas, como “A Bela Adormecida”, “Chapeuzinho Vermelho”, “O Gato de Botas”, “O Barba Azul”, “Cinderela”, entre outras.

Mais tarde, os contos de fadas foram reunidos pelos Irmãos Grimm, que formaram uma das coletâneas mais famosas do mundo, no século XVIII, na Alemanha.


Conheça os principais contos de fadas clássicos da literatura infantil!




Cinderela – A estória da Gata Borralheira é uma das mais conhecidas do universo dos contos de fadas. O enredo fala da vida de uma linda menina que fica órfã de pai e mãe e passa a viver com a madrasta má e suas filhas invejosas.

Com a ajuda da fada madrinha, Cinderela conhece o príncipe no baile real e eles se apaixonam. Com o soar da meia-noite, a Gata Borralheira precisa correr, pois o feitiço da fada fica prestes a terminar.

Ao correr, ela perde seu sapatinho de cristal. Com o sapato em mãos, o príncipe passa a procurar sua amada e, finalmente, encontra Cinderela. Os dois se casam e vivem felizes.


A Bela Adormecida – O conto da Bela Adormecida conta a estória de uma princesa que é vítima de um feitiço de uma bruxa. Ao picar o dedo em uma roca, a princesa cai em um sono profundo que duraria 100 anos, até que um príncipe a acordasse com um beijo. A maldição se concretiza e só termina quando um valente príncipe consegue beijá-la.


Branca de Neve e os Sete Anões – Branca de Neve vivia com seu pai, o rei, em um belo castelo. Depois que o pai se casa com uma mulher má, a princesa fica em perigo. A madrasta pergunta ao espelho mágico quem é a mulher mais bonita do reino, e ele responde que é Branca de Neve. Cheia de raiva, a madrasta ordena a morte da princesa.

A madrasta pede que Branca de Neve seja morta na floresta e que seu coração seja trazido como prova. O servo, no entanto, não tem coragem de matar a princesa e a abandona viva na floresta, levando de volta o coração de um animal.

Branca de Neve encontra uma casinha na floresta e entra para dormir. Em seguida, ela descobre se tratar da casa dos setes anões. A princesa passa a viver com os anões, mas a madrasta descobre e vai à floresta levar uma maçã envenenada para Branca de Neve.

A princesa come a fruta e desmaia, caindo num sono profundo. Mais tarde, um príncipe encontra a princesa e a beija. Branca de Neve desperta e volta ao reino para se casar com seu valente herói.


Chapeuzinho Vermelho – O conto da menina Chapeuzinho Vermelho fala sobre a aventura da pequena no bosque. Ao levar doces para a avó, a menina acaba sendo surpreendida pelo lobo mau. Ao final da estória, ela é salva pelo caçador.


João e Maria – Neste conto clássico, dois irmãos, João e Maria, viviam em uma cabana pobre com o pai e a madrasta. Sem comida suficiente para todos, a madrasta má decide levar as crianças para a floresta e abandoná-las. João, muito esperto, ouve o plano e marca o caminho até a floresta com pedras brancas.

No dia seguinte, após serem deixados pela madrasta no meio da floresta, os irmãos esperam a luz da lua para encontrar as pedras brancas e seguir o caminho até em casa. Os dois voltam para a casa e a madrasta fica enfurecida.

No dia seguinte, a madrasta leva as crianças para a mata novamente. Dessa vez, João não havia conseguido marcar o caminho de volta. Os irmãos acabam encontrando uma casinha feita de doces, com telhado de chocolate e paredes feitas de bolo. Eles começam, então, a comer pedaços da casa, sem saber que se trata da residência de uma bruxa que comia crianças.

A bruxa tenta engordar João e Maria para que possa colocá-los no forno e comê-los. João consegue enganar a bruxa e a joga no forno. A bruxa má morre queimada.

Os irmãos recolhem uma fortuna em pedras preciosas e conseguem encontrar o caminho de volta para a casa do pai. Quando chegam, ficam sabendo que a madrasta má morreu e, assim, conseguem viver felizes para sempre.

As estórias dos contos de fadas foram retratadas pelos filmes da Disney, mas passaram por várias adaptações ao longo dos anos.

Quais são os principais contos de fadas clássicos?

Curiosidades Relevantes

Leia Mais