Qual a atual taxa de elevação dos mares no Brasil e no Mundo?

As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global e da poluição atmosférica têm alterado drasticamente vários ecossistemas do planeta Terra. Um resultado imediato dessas alterações ambientais é a alevação do nível dos mares.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre. Com o aquecimento global, acontece um intenso derretimento das geleiras terrestres, fator que contribui para a elevação do nível dos oceanos, interferindo na realidade de vários países do mundo.

Estimativas mostraram que de 2003 a 2009, o nível dos mares aumentou em um terço. Na prática, essas mudanças ainda não estão causando grandes transtornos para o homem. Mas no futuro, a expectativa é que a Terra tenha sua composição geográfica alterada pelo aumento do nível dos oceanos, o que pode levar muitas regiões do planeta a desaparecerem completamente, sendo cobertas pelos mares.

No mundo, a taxa de elevação dos mares é de 0,7 milímetro por ano, segundo estudos publicados na revista científica Science. Estimativas atuais mostram que, se todas as geleiras do mundo derretessem completamente, o nível dos mares se elevaria em 61 centímetros. Mas se todo o gelo na Groenlândia derretesse, os oceanos alcançariam uma taxa de elevação de 6,1 metros.

No geral, o nível global dos oceanos aumentou cerca de 2mm por ano durante o século XX. De 1993 até agora, a média matemática mostra que o nível médio global do mar vem aumentando a uma taxa de 3mm/ano no Brasil e no mundo.

De acordo com estudos nacionais, o aumento do nível do mar em alguns milímetros por ano não causará inundações no Brasil, mas pode resultar na perda progressiva de terras em áreas baixas e na destruição de ecossistemas costeiros, como os manguezais.



+ Sobre essa Curiosidade: Oceano Aquecimento Global Efeito Estufa

O site dos curiosos.

Veja também

  • Personagens do Ursinho Pooh representam doenças mentais
  • Curiosidades sobre Honduras
  • Malware criado por empresa chinesa infectou 10 milhões de dispositivos Android
  • O Buraco da Morte
  • 20 hotéis inacreditáveis que existem pelo mundo
  • Estudo mostra as 5 coisas que mais fazem as pessoas se sentirem amadas
  • Existe realmente algum método eficaz para aumento de pênis?
  • Escócia, Um exemplo de país a ser seguido

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.