CuriosidadeMundo BizarroSaiba mais sobre a amaxofobia, o medo de dirigir veículos

Saiba mais sobre a amaxofobia, o medo de dirigir veículos

Img Mobile - Saiba mais sobre a amaxofobia, o medo de dirigir veículos

O que é amaxofobia?



O termo amaxofobia vem do amaxos grego (carro) e phobos (medo) e designa o medo de conduzir carros/veículos sofrido por algumas pessoas. Não se deve confundir com o medo característico de novos motoristas, que logo desaparece com tempo e experiência. Amaxofobia pode manifestar-se a qualquer momento com sintomas que vão desde ansiedade, agitação ou transpiração até a perspectiva de conduzir um veículo tendo ataques de pânico.

A causa da amaxofobia, como todas as fobias específicas, surge de uma combinação de eventos externos (ou seja, eventos traumáticos) e predisposições internas (genética). Geralmente uma experiência traumática: ter sido envolvido em um acidente ou saber que seus entes queridos estiveram envolvidos em algum tipo de acidente de trânsito pode fazer com que a pessoa tenha memórias dolorosas associadas a condução.


Sintomas de amaxofobia



Há pessoas que, mesmo que tenham uma carteira de condução por muitos anos, não são capazes de ficar na condução do carro em qualquer circunstância. Outras pessoas experimentam ansiedade ao dirigir sob certas condições, como o tráfego pesado, o mau tempo, as estradas ruins, a condução rodoviária, etc. Este medo de dirigir pode ser causado por se sentir responsável por outros passageiros, especialmente se viajar com crianças.

Os sintomas da amaxofobia geralmente incluem ansiedade extrema, medo e qualquer coisa relacionada ao pânico, como falta de ar, respiração rápida, batimentos cardíacos irregulares, transpiração excessiva, náuseas, incapacidade de articular palavras, boca seca e tremores. O conjunto de todas essas emoções negativas torna o indivíduo que sofre dessa ansiedade ao dirigir, incapaz de se colocar nos controles de um veículo.

Mulher com medo de dirigir

Como perder o medo de dirigir?



Embora para a cura de todas as fobias ou doenças nervosas podem ser medicamentos prescritos, a melhor maneira de perder o medo de dirigir são os tratamentos psicológicos, ou seja, acompanhada por um psicólogo, psiquiatra ou hipnoterapeuta. Esses profissionais podem tentar ajudar a pessoa a lidar com sua fobia e entender o que está causando o problema para que possa ser resolvido. Entre os tratamentos realizados por esses profissionais, os mais populares são:


Hipnoterapia



É um tipo de terapia em que uma pessoa, com a ajuda de um especialista treinado, tem sua mente subconsciente aberta para sugestão, com a finalidade de mudar um ou mais padrões de comportamento. Ao falar diretamente ao subconsciente, é possível encontrar o problema que desencadeia a fobia e apresenta novas ideias e sugestões positivas. Essas sugestões positivas podem ser usadas para ajudar o paciente a fazer as mudanças que eles querem como ser capaz de dirigir sem medo. Algumas pessoas não gostam de brincar com a mente, no entanto, a hipnoterapia é considerada absolutamente segura e com resultados a curto prazo.


Programação Neuro-Linguística (PNL)



A programação neurolinguística é basicamente o estudo e a prática de como criamos nossa realidade. A premissa básica da PNL é que as palavras que usamos refletem uma percepção interna e subconsciente de nossos problemas. Se essas palavras e percepções forem imprecisas, elas criarão um problema subjacente, enquanto continuemos a usar e pensarmos sobre elas. Nossas atitudes são, em certo sentido, uma profecia auto-realizável.

Nesta terapia, o profissional analisará todas as palavras e frases que o paciente usará ao descrever seus sintomas ou preocupações no momento da condução. Depois de determinar os problemas em sua percepção, o terapeuta irá ajudá-lo a entender a causa raiz e remodelar seus pensamentos e associações mentais para consertar sua ansiedade de condução.


Psicologia da energia



É um tipo de terapia que usa várias técnicas, como a acupressão, yoga , tai chi e medicina energética, que ensinam as pessoas, passos simples para fazer mudanças em suas vidas. As técnicas estimulam pontos de energia na superfície da pele que, quando combinados com procedimentos psicológicos específicos, podem mudar a eletroquímica do cérebro.



Dicas para combater a amaxofobia



Embora seja aconselhável ir ao especialista para tentar perder o medo de dirigir, aqui estão algumas dicas úteis que servem tanto para tratar a ansiedade motriz quanto outras fobias que podemos sofrer:

Para combater o medo, você deve adotar uma abordagem positiva e estar mentalmente pronto o tempo todo, usando técnicas de relaxamento e ioga.

Uma maneira de controlar uma fobia é ignorá-la, o que é mais fácil dizer do que fazer. No entanto, se você pensar ou falar sobre isso, você criará mais medo e ansiedade, o que poderia piorar a fobia.

Tente investigar mais sobre sua fobia, neste caso sobre a amaxofobia. Alguns dizem que o conhecimento é poder e que isso pode ajudá-lo no longo prazo.

Vá para um seminário sobre o medo de dirigir. Isso o ajudará a aprender sobre você e sua fobia. Pode ser uma experiência gratificante.

Participe de grupos de discussão que lhe permitem falar sobre seus medos. Os grupos permitem que você desenvolva links com outras pessoas com fobias semelhantes às suas e que você saiba que não está sozinho.



+ Sobre essa Curiosidade: Fobia
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • O que é anatidaefobia?

    Você tem medo de algum animal? É muito comum encontrarmos pessoas com verdadeiro pavor de baratas, ratos e outros animais peçonhentos e salvagens. Mas exist...
    Leram 16656 Vezes

  • O que é Domatofobia?

    Na lista das fobias mais estranhas do mundo, vamos apresentar agora a domatofobia, que é caracterizada pelo medo excessivo, irracional e patológico de estar...
    Leram 13717 Vezes

  • Você tem Brontofobia?

    A sociedade atual é repleta de fobias, doenças de aspecto psicológico desenvolvidas ao longo da vida por causa de traumas e situações desagradáveis. Uma fob...
    Leram 15571 Vezes

  • Monofobia: O medo de estar sozinho

    A sociedade em que vivemos tão exigente e competitiva faz com que muitas pessoas desenvolvam algum transtorno de personalidade que as torne incapazes de rea...
    Leram 5722 Vezes

  • O que é estruminofobia?

    A Estruminofobia é mais uma fobia estranha que atinge algumas pessoas. Esse medo incontrolável está relacionado ao ato de morrer defecando. Dá para acredita...
    Leram 11270 Vezes

  • O que é Alodoxafobia?

    A Alodoxafobia é uma fobia peculiar, que se manifesta pelo medo irracional e paralisante de lidar com a opinião dos outros. Pessoas que sofrem desta fobia t...
    Leram 16375 Vezes

  • Angrofobia, o medo de ficar irritado

    Alguns de nós conseguimos controlar a raiva melhor que outras. Nesse mundo estressante em que vivemos, onde o trânsito, educação ou a falta dela, corrupção,...
    Leram 8612 Vezes

  • Menofobia - Medo da Menstruação

    Não existe mulher que ame ficar menstruada, mas as mulheres que sofrem de menofobia (palavra de origem grega (Meno = Mês + fobia=medo) vivem esse estresse a...
    Leram 11531 Vezes

  • Fobias

    Veja uma lista das mais diferentes fobias de A a Z. A Automatonofobia - medo das estátuas de cera, criaturas animadas - tudo o que represente um ser vi...
    Leram 24262 Vezes

  • Você tem Xenofobia?

    Você acha que tem Xenofobia? Conhece ou já ouviu falar neste conceito? Uma pessoa com xenofobia sofre de um medo e uma aversão a novos grupos sociais. Essa ...
    Leram 11633 Vezes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O ser humano é capaz de respirar dentro da água?
  • Revistas femininas nos anos 50 e 60 (A mulher no mundo machista)
  • Jovem de 22 anos faz mais de 100 cirurgias para se tornar um alien assexuado
  • Curiosidades da Tailândia
  • Curiosidades sobre a Tesla Motors
  • Estudo aponta que a melhor maneira de fazer amigos é falando mal dos outros
  • Cafeína deixa as pessoas burras?
  • O uso da aliança no casamento

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.