CuriosidadeMundo BizarroSaiba o que é Resposta Meridiana Sensorial Autônoma - ASMR

Saiba o que é Resposta Meridiana Sensorial Autônoma - ASMR

Img Mobile - Saiba o que é Resposta Meridiana Sensorial Autônoma - ASMR

Você já ouviu falar sobre Resposta Meridiana Sensorial Autônoma? Existem alguns vídeos na internet que prometem provocar essa resposta no cérebro humano. Saiba o que é isso!


O que é ASMR?



ASMR é a abreviação em inglês para Autonomous Sensory Meridian Response, um fenômeno biológico que causa uma sensação de formigamento e relaxamento na região do couro cabeludo.

Alguns vídeos online prometem essa sensação e mostram pessoas dobrando guardanapos ou separando coleções. Os vídeos de ASMR são considerados maneiras fantásticas de relaxar. São produções um pouco estranhas, que tomaram conta da web nos últimos cinco anos.

A Resposta Meridiana Sensorial Autônoma já foi chamada de "orgasmo de cabeça" ou "arrepio cerebral". As pessoas assistem aos vídeos de ASMR na esperança de provocar essa resposta, com uma sensação de relaxamento profundo e formigamentos agradáveis ​​na cabeça.

As ações e sons nos vídeos da ASMR recriam principalmente momentos da vida real que as pessoas descobriram que despertam essa sensação. Esses estímulos são chamados de gatilhos de ASMR. Eles geralmente envolvem sons gentis e pessoas executando uma ação.

A combinação da atenção focada e de uma voz suave pode rapidamente mudar alguns aspectos do cérebro. A popularidade dos vídeos de ASMR demonstra que simplesmente assistir a uma gravação de uma pessoa gentil, fingindo uma atenção pessoal positiva, pode estimular esse sentimento.


Assista e teste suas sensações:
















O que a ciência diz sobre ASMR?



Muitas pessoas acreditam que os vídeos de ASMR ajudam a controlar a ansiedade, a insônia, a depressão e outras condições. Pesquisadores analisaram esse fenômeno para entender o que realmente ele provoca.

sensações cerebrais

Um estudo de 2015 relatou que a maioria dos espectadores de vídeos de ASMR assiste as produções para relaxar, lidar com o estresse e adormecer. Alguns espectadores até sentiram que os vídeos foram úteis para tratar depressão e dor crônica.

Outro estudo de 2018 relatou que os vídeos de ASMR ajudam os espectadores a se sentirem mais calmos, menos estressados ​​e menos tristes, desacelerando as frequências cardíacas.

Já uma pesquisa de 2016 encontrou diferenças entre as conexões do cérebro daqueles que experimentam ASMR e aqueles que não experimentam. Para os especialistas, a atividade cerebral durante esse tipo de estímulo ainda é um mistério.

Um scanner de ressonância magnética funcional mostrou que pessoas que vivenciaram essa sensação de formigamento ficaram com algumas áreas do cérebro mais ativas, principalmente no córtex pré-frontal medial, uma das regiões que se ativa quando as pessoas estabelecem relações positivas.



+ Sobre essa Curiosidade: Cérebro
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • As árvores artificiais para capturar CO2
  • Para o cérebro, A masturbação é igual ao sexo?
  • Dá para ir para outro país de carro?
  • 6 eventos astronômicos surpreendentes que você não vai querer perder em 2018
  • Dias de gala do Hubble estão contados
  • Minhas unhas são terrivelmente amargas
  • Homem escapa por pouco de morrer após sua casa ser atingida por satélite
  • Quais as cantadas mais populares em canteiros de obra?

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.