Ciências

Segurar a mão da pessoa amada pode aliviar a dor

Você sabia que segurar a mão da pessoa amada pode aliviar a dor? É o que diz o estudo realizado pelas universidades de Haifa e Colorado. Saiba Mais!

Vivemos em uma era na qual estamos cada vez mais conectados de forma virtual. Mas um estudo realizado pelas universidades de Haifa e Colorado destacou a importância do contato humano. De acordo com os resultados desta pesquisa, um gesto tão simples quanto agarrar a mão do amado, pode ter efeitos analgésicos.

Os pesquisadores realizaram um experimento para estudar um fenômeno conhecido como sincronização interpessoal, pelo qual os membros que formam um casal romântico se tornaram um tipo de espelho mútuo que eles devem imitar e como essa situação pode se manifestar sob a forma de sintomas biológicos.

32 casais com um relacionamento estável participaram dos testes, e observou-se que, quando os membros estavam juntos, seus ritmos respiratórios e cardíacos começaram a se sincronizar. E essa sincronia aumentou quando eles abraçaram ou deitaram.

Casal deitado de maos dadas

ANÚNCIOS

Mas quando um deles causou uma sensação dolorosa no braço, essa sincronia começou a mudar. E só foi restaurado, quando seu parceiro agarrou sua mão. Um ato que também causou a sensação de alívio. Claro, isso pode ser influenciado por muitos fatores psicológicos, mas também pelo fato de que quando tocamos a pessoa amada, os créditos de recompensa do cérebro são ativados.

Leia também:

Xingar alivia a dor?

ANÚNCIOS

Beber duas cervejas faz o mesmo efeito que os analgésicos no alívio de dores

5 fatos curiosos sobre a aspirina

A nova geração de analgésicos pode ter origem em veneno de cobra

Sobre o Autor