CuriosidadeMundo BizarroA maior velocidade atingida pelo homem

A maior velocidade atingida pelo homem

Img Mobile - A maior velocidade atingida pelo homem
Img - A maior velocidade atingida pelo homem




Existem limitações para todas as atividades realizadas pelos seres humanos, assim como todos os outros animais. Quando falamos em velocidade, logo pensamos nos atletas que são velocistas, ou ainda personagens de histórias em que os velocistas podem, inclusive, fazer viagens no tempo. A velocidade máxima que uma pessoa já chegou, na vida real, foi de 43,9 km/h, sendo que recorde está determinado pela quantidade de tempo que mantiveram essa velocidade. O primeiro a alcançar essa velocidade foi Maurice Greene, um velocista americano que, em 1999, manteve essa velocidade máxima durante 10 metros em uma prova de 100 metros rasos disputada em Roma. Usain Bolt, atleta jamaicano, a segunda pessoa a alcançar essa velocidade, foi um pouco mais além, mantendo, em 2008, a velocidade de 43,9 km/h por 30 metros, o equivalente a quase ⅓ da prova.

Maurice Greene
Maurice Greene

Usain Bolt



Usain Bolt

Usain Bolt precisou de apenas 21 passos para pegar impulso e chegar à essa velocidade, apesar de arrancar em penúltimo com reação demorando em 0,165 segundos quando foi dado o sinal de largada. Segundo estudos, sem relaxar no final e com o vento a seu favor, Bolt conseguiria ser 14 centésimos mais veloz, de forma que aumentaria a distância em 1,30 metros para os rivais.

Bolt é considerado o maior velocista de todos os tempos, batendo recordes mundiais em corridas de 100 e 200 metros rasos, assim como na corrida de revezamento 4 x 100 metros. O recorde de 100 metros rasos foi batido em agosto de 2008, fechando a prova em 9,69 segundos.


Por que a Jamaica é rica em velocistas?



A maior parte dos velocistas com grandes habilidades para quebrar recordes e vencer corridas, são de origem jamaicana. Mas por que isso acontece? Assim como Usain Bolt, outros jamaicanos como Elaine Thompson, Asafa Powell e Yohan Blake já tiveram muito destaque nesse segmento do atletismo.

Bolt acredita que esse sucesso dos jamaicanos como velocistas está diretamente relacionado à cultura local, já que os velocistas são como os jogadores de futebol no Brasil, sendo adorados por todos. Os campeonatos em escolas estimulam o desenvolvimento dessa atividade, mas é claro que a genética também cumpre seu papel. Segundo estudos realizados no ano de 2010, existe um gene associado à corrida de explosão, tornando o coração maior que a média e fazendo com que a oxigenação dos músculos seja mais intensa. Esse gene é encontrado com mais facilidade nos jamaicanos.

Atualizado em 19 de Setembro de 2016 por Natalia Petrin.




A maior velocidade já alcançada por um homem é atribuída a um atleta jamaicano chamado Usain Bolt. Ele é considerado como o maior velocista de todos os tempos.

Entre seus títulos estão os de Campeão olímpico e mundial e detentor dos recordes mundiais nos 100 e 200 metros rasos, bem como no revezamento 4 x 100 metros.

Em 16 de agosto de 2008, Usain Bolt marcou o recorde mundial de 100 m rasos em 9,69 segundos. Usando marcos de 10 metros, foi determinado que, no 0,82 segundo entre 60 metros e 70 metros, ele estava correndo a uma velocidade média de 43,9 km/h.

Nesta prova dos 100 metros rasos Bolt estabeleceu o recorde mundial três vezes. Nos 200 metros rasos, ele bateu o recorde mundial com 19,30 segundos, superando a antiga marca do ex-atleta norte-americano Michael Johnson que era de 19,32 s.

Em Berlim, em 2009, Usain Bolt quebrou seu próprio recorde, ao estabelecer nova marca mundial de 19s19, durante o Campeonato Mundial de Atletismo.

Publicado por Juliana Miranda em 24 de Novembro de 2011.





Img - A maior velocidade atingida pelo homem
+ Sobre essa Curiosidade: Usain Bolt Atletismo Esporte
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Quais os esportes mais radicais do mundo?

    Viver a adrenalina de esportes radicais é marcante para qualquer pessoa, mas é claro que para isso é preciso coragem e espírito aventureiro. A ciência já co...
    Leram 14953 Vezes

  • Quais os esportes mais populares no Brasil?

    Não é difícil adivinhar o esporte número 1 na preferência dos brasileiros. Obviamente, o futebol é o esporte mais popular do país, paixão nacional e unanimi...
    Leram 37303 Vezes

  • Quais os esportes mais populares nos EUA?

    Os Estados Unidos têm vários esportes com grande popularidade e a maioria das modalidades é organiza em ligas, como a MLB, a NFL e a NBA. Uma curiosida...
    Leram 68763 Vezes

  • Quais os esportes mais violentos do mundo?

    Alguns esportes exigem mais do que espírito de equipe e determinação. Eles exigem cautela, estratégia e força. Isso porque algumas atividades são considerad...
    Leram 25109 Vezes

  • Curiosidades do atletismo

    O atletismo é uma modalidade esportiva olímpica que faz grande sucesso no mundo todo. A prática do atletismo está dividida em corridas, lançamentos e saltos...
    Leram 55578 Vezes

  • Quais os esportes mais populares no Japão?

    No Japão o desporto nacional é o Sumô, mas existem outras modalidades que também fazem muito sucesso, como o judô e o beisebol. O sumô é o esporte profis...
    Leram 54777 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • O que significa Karaokê em japonês?
  • 31 costumes religiosos que talvez você não conheça
  • O que é a VEVO? Aquela que aparece nos vídeos do Youtube?
  • Como se forma o petróleo?
  • Os Gatos Ronronam
  • Nova tecnologia transforma calor em eletricidade
  • A Origem da Astrologia
  • Onde morre mais gente? No Brasil ou na Guerra da Síria?

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.