CuriosidadeMundo BizarroComo o sabão limpa?

Como o sabão limpa?

Img Mobile - Como o sabão limpa?
Img - Como o sabão limpa?




Você já parou para pensar como o sabão é capaz de promover a limpeza de superfícies com gordura sendo ele próprio formado por óleos vegetais e gorduras? Provavelmente, se você já tentou lavar suas louças apenas com água, percebeu que o resultado é insatisfatório. Sem o sabão, o serviço torna-se praticamente impossível.

Isso acontece porque a água sozinha não tem a capacidade de remover a sujeira acumulada. Ela precisa da exata composição do sabão para agir na limpeza. Na prática, a água é formada por moléculas polares, que apresentam uma parte positiva e uma parte negativa. Agora, os óleos vegetais e as gorduras animais são apolares, ou seja, sem cargas.

As moléculas de água não penetram as moléculas de gordura. Ao contrário, elas criam uma camada de tensão superficial. Dessa forma, o sabão torna-se essencial para limpar superfícies engorduradas, pois ele é formado por uma molécula longa de hidrocarbonetos, capaz de atrair as moléculas apolares e polares, otimizando o poder de limpeza.

A fórmula do sabão envolve a sujeira, removendo-a com eficiência com o apoio da água. Sendo assim, podemos concluir que, para uma limpeza efetiva da gordura, é preciso estabelecer uma forte parceria entre a água e o sabão.

Na prática, o sabão ajuda a reduzir a tensão superficial da água, ampliando o seu contato com a superfície com gordura. Assim, a remoção da sujeira fica mais rápida e descomplicada.

É importante dizer também que o sabão tem uma propriedade tensoativa, já que sua molécula conta com uma cadeia orgânica apolar com uma extremidade polar. Durante a limpeza, as partículas de gordura são envolvidas exatamente pelas moléculas presentes na parte apolar do sabão, reagindo com a água e gerando o chamado sistema água, sabão e gordura, também conhecido como micela.

Outra informação relevante é que o sabão foi criado com uma mistura de óleos (ésteres) e soluções alcalinas, como o hidróxido de sódio e o potássio. A combinação revolucionou os produtos de limpeza e originou os famosos removedores de gordura, tão populares no mercado.

Vale lembrar ainda que o sabão forma uma emulsão com espuma, responsável por contribuir com a limpeza de superfícies sujas e engorduradas.





Img - Como o sabão limpa?
+ Sobre essa Curiosidade: Sabão sabonete sujeira Banho
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Você tem Oniomania?
  • Celebração da história do vaso sanitário
  • Curiosidades sobre o Cigarro
  • Como avaliar meu imóvel?
  • Dicas para beijar bem
  • Malware criado por empresa chinesa infectou 10 milhões de dispositivos Android
  • Quanto somos semelhantes aos macacos?
  • Propriedades do Óxido de Perovskita para a geração de energia elétrica

Você Sabia?

Comer maçã ajuda a ficar acordado.