CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre o Afeganistão

Curiosidades sobre o Afeganistão

Img Mobile - Curiosidades sobre o Afeganistão
Img - Curiosidades sobre o Afeganistão




Quando se compara o Afeganistão dos anos 40, 50 e 60 com o atual, cercado de guerra, destruição e medo, nota-se grande contraste.

Com uma população atual de 23 milhões de habitantes, sendo que apenas 5% das mulheres sabem ler e escrever, o Afeganistão é majoritariamente miserável e nem de longe lembra os anos de prosperidade e tranquilidade que por décadas fez do país sinônimo de estabilidade e futuro.

Naquele período, a educação e a saúde estavam em alta e em pleno anos 40 e 50, a sociedade tinha uma cultura mais aberta e democrática do que hoje. As mulheres podiam sair de casa com roupas mais curtas (minissaias), podiam dirigir e além de tudo estudar e se formar em alguma profissão.

Eram tratadas como damas em total e absoluto respeito.

Afeganistão antigamente 7

Afeganistão antigamente 2

Afeganistão antigamente 4

Afeganistão antigamente 5

Afeganistão antigamente 6

Afeganistão antigamente

Afeganistão antigamente 3

Crédito das fotos: Facebook/DailyMail

Muito embora a história do Afeganistão seja repleta de revoluções e contrarrevoluções, em boa parte do século XX (dos anos 40 até os anos 70) o país viveu em paz, harmonia e constante progresso. Apenas no final da década de 70, com a revolta Taliban contra o reinado de Zahir Shah, é que o país iniciou sua história sangrenta e que perdura por mais de 4 décadas.

A Primeira Guerra Afegã ocorreu quando o país foi invadido pelo exército anglo-indiano, em 1838, e durou até 1942. Este exército foi expulso em 1842, mas em 1878 invadiu o país novamente, perdendo esta segunda guerra poucos meses depois. Com a deposição de Dost Muhammad do reinado, seu neto, Abd-ar-Rahman, assumiu o país mas teve que ceder boa parte do território afegão ao domínio da Grã-Bretanha.

Contudo, não tardou até que Abd-ar-Rahman fosse assassinado e em seu lugar, Amanullah Khan, declarou guerra à Grã-Bretanha. Somente em 1919 a Grã-Bretanha reconheceria a independência do Afeganistão e Amanullah, como seu Rei. Durante 10 anos, a partir de 1920, Amnullah conquistou reformas políticas importantes.

Porém, novas revoltas ocorreram e com sua deposição, Zahir Shah (Xá do Afeganistão) assumiu o país, dando início a um plano intenso de modernização no país.

Já em 1946, o Afeganistão mostrava ao mundo uma nova cara, com uma nova mentalidade e conseguia então um lugar na ONU - Organização das Nações Unidas. Um período raro em sua história, repleto de paz, estabilidade política e econômica e sonhos de liberdade.

Contudo, em 1973, uma nova revolução ocorreu e Zahir Shah foi deposto. Proclamou-se então o que ficou conhecido como a República do Afeganistão e desde então, o país vive submerso em guerras e conflitos. Um deles entre o Conselho Revolucionário, que tinha ideais socialistas, contraparte dos muçulmanos, o que levou à Resistência Armada.

Após longo período nas mãos do Regime Taliban - o Afeganistão realizou eleições gerais em 2014 e hoje, seu presidente se chama Ashraf Ghani.

A economia é agrícola, pobre e muito insuficiente. Apenas 4 milhões de estudantes estão na Faculdade. Na cultura islã, influências do budismo e zoroastrismo. As mulheres não possuem direitos - nem o de mostrar o próprio rosto.

E na sociedade, uma cicatriz embaixo do turbante, não aparenta sumir tão cedo.





Img - Curiosidades sobre o Afeganistão
+ Sobre essa Curiosidade: Afeganistão Oriente Médio Terrorismo Guerra
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Frases célebres sobre a Guerra

    Toda guerra é uma decepção. Sun Tzu Todas as guerras são guerras civis porque todos os homens são irmãos. Francois Fenelon Uma paz injusta é melhor ...
    Leram 21391 Vezes

  • Quando terminou a Segunda Guerra Mundial?

    A Segunda Guerra Mundial terminou oficialmente no dia 8 de maio de 1945, livrando a Europa e o mundo de um terrível momento da sua história. O fim da guerra...
    Leram 37303 Vezes

  • Guerra de Troia na Mitologia

    A Guerra de Troia foi um confronto entre gregos e troianos entre 1300 a.C. e 1200 a.C. O motivo do conflito foi o rapto da rainha de Esparta, Helena, pelo p...
    Leram 21326 Vezes

  • A Curiosa Guerra da Barba

    Vários são os motivos que levam duas nações a entrarem em conflito armado. Eles podem ser motivos econômicos, políticos, ideológicos, entre outros. Mas é...
    Leram 16603 Vezes

  • Vencendo uma guerra usando cobras venenosas

    O General Cartaginês, Anibal Barca, é considerado um estrategista bastante inteligente da história mundial. Anibal nasceu em Cartago, e era filho do fundado...
    Leram 38056 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A História do Mouse de Computador
  • Top 10: motos mais caras do Brasil
  • Falar com
  • Quais os maiores elefantes brancos do Brasil?
  • Curiosidades sobre a Record
  • Principais expressões usadas na internet
  • Curiosidades sobre o Star Wars
  • Top 10 teorias conspiratórias sobre a Medicina

Você Sabia?

Os elefantes são os únicos animais do planeta que não conseguem pular.