CuriosidadeHistóricasO terremoto mais forte do século atinge o México

O terremoto mais forte do século atinge o México

Img Mobile - O terremoto mais forte do século atinge o México
Img - O terremoto mais forte do século atinge o México




O México é um dos países do mundo que mais apresentam atividade sísmica, ou seja, essa nação é uma das mais atingidas por terremotos devastadores. Isso acontece porque o México está localizado sobre três placas tectônicas: a placa Cocos, a placa Norte Americana e a placa do Pacífico.

Posicionado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, o México sofreu recentemente o terremoto mais forte do século e, apenas duas semanas depois disso, o país voltou a tremer. Entenda o caso!


Terremoto do dia 19 de setembro de 2017



No dia 19 de setembro de 2017, o México sofreu um terremoto de 7,1 graus de magnitude. O tremor deixou mais de 200 mortos, mais de 40 prédios desabaram, 3,8 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica e diversas áreas da capital do país, a Cidade do México, ficaram destruídas.

O forte terremoto foi registrado pelo Serviço Sismológico Nacional (SSN) a oeste de Chiautla de Tapia, região bem próxima à capital. Pelo menos 11 cidades registraram mortes.





O que poucas pessoas sabem é que um terremoto ainda mais forte já havia acontecido na costa oeste do México no início de setembro, causando um tsunami e matando dezenas de pessoas. Nesta ocasião, pelo menos 100 pessoas perderam suas vidas.

Locais dos Terremotos no Mexico em Setembro 2017
Crédito da Foto: BBC


Terremoto do dia 7 de setembro de 2017



Segundo informações divulgadas pelo Daily Mail, no início do mês de setembro de 2017, a área de um terremoto na costa oeste do México foi tomada por luzes no céu. Os flashes coloridos foram vistos no céu noturno do país. Os vídeos divulgados mostram luzes brilhantes na região da Cidade do México.

Terremoto do dia 7 de setembro de 2017
Veja o vídeo

O fenômeno foi registrado no dia 7 de setembro e afetou diversos estados mexicanos. Esse foi o pior sismo da história do país desde o ano de 1932, quando um terrível terremoto destruiu a capital mexicana e deixou mais de 10 mil mortos.







Nesse terremoto do início de setembro, que foi considerado um dos mais fortes dos últimos cem anos, os tremores chegaram à magnitude de 8,2 na escala Richter. Durante o fenômeno, os edifícios balançaram de uma forma assustadora. As áreas mais atingidas foram os estados de Tabasco, Oaxaca e Chiapas.



De acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, ondas altamente perigosas estão chegando à costa do México e, possivelmente, a outros países vizinhos. O aviso de alerta se estendeu pela América Central, chegando a El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Panamá, Honduras, Costa Rica e Equador.





Img - O terremoto mais forte do século atinge o México
+ Sobre essa Curiosidade: Terremoto Furacão Fim do Mundo México
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • 2012: será o fim do mundo?

    O ano de 2012 começou marcado por profecias do fim do mundo. Corre na internet que a data exata para o possível apocalipse seria o dia 21 de dezembro de 201...
    Leram 36128 Vezes

  • Megiddo - O Local do Armagedom (Fim do Mundo)

    De grande importância para a história das civilizações, assim como geográfica, a planície de Megiddo, em Israel, é conhecida pela Bíblia como o local onde s...
    Leram 41296 Vezes

  • Terremoto Espacial

    Cientistas descobrem novo fenômeno natural: o terremoto espacial Utilizando dados de uma frota de cinco satélites científicos, pesquisadores da Nasa desco...
    Leram 8726 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Quando foi feita a primeira transmissão em HD da história da TV?
  • O que é a Bibliofobia?
  • Os prédios convencionais suportam qual velocidade máxima de vento?
  • Quais os prédios mais altos do mundo?
  • Por que a organização Cruz Vermelha escolheu o símbolo da cruz como seu logotipo
  • Alien aparece em vídeo do presidente Barack Obama em Nairobi
  • Este é o Sudoku mais difícil do mundo
  • Curiosidades Curiosas 14

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.