CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades da Tunísia

Curiosidades da Tunísia

Img Mobile - Curiosidades da Tunísia

Tunísia



A Tunísia, ou então, oficialmente, República Tunisina, é um país situado no Norte da África, mais especificamente na região do Magrebe, que consiste na parte ocidental do mundo árabe. Através do Mar Mediterrânea, ao norte e a leste, o país faz fronteira com a Itália, além de ficar bem próximo a ilhas como a de Pantelária e as Pelágias. Pelo oeste, faz fronteira com a Argélia, e com a Líbia pelo sudeste. A capital e maior cidade do país é Túnis, localizada no nordeste do país.

Leia: Curiosidades da Argélia

Quase metade da superfície da Tunísia é ocupada pelo deserto do Saara. A maior parte do país, contudo, é composta por terras historicamente férteis, conhecidas por terem dado azo ao surgimento da civilização cartaginesa, que atingiu seu ápice por volta do século III a.C., antes de ser conquistada pelo Império Romano.

Por muito tempo, a Tunísia, ou Regência de Tunes, foi um estado-satélite, ou beilhique, do Império Otomano. A partir de 1881, a Tunísia passou a ser um protetorado francês, adquirindo a independência apenas 75 anos depois, em 20 de março de 1956. Neste ano, o país tomou o nome oficial de Reino da Tunísia, com o ocaso do mandato de Lamine Bei, ou Muhammad al-Amin VIII, o último rei da Tunísia, que nunca usou esse título. Um ano depois da independência, foi proclamada a República Tunisina. Atualmente, o país tem papel ativo na comunidade internacional, fazendo parte de grupos como a Liga Árabe, a União Africana e a Comunidade dos Estados do Sahel-Sahara.

Com uma história de fato muito fascinante, a cultura e o povo da Tunísia têm uma série de peculiaridades e curiosidades interessantíssimas. Neste texto, juntamos algumas para você ver o deslumbrante país que é a Tunísia.


1 - Influências históricas



Durante sua antiquíssima história, a região que hoje compõe a Tunísia sofreu uma série de processos de colonização e absorveu inúmeras influências culturais por conta disso. Podemos observar os principais povos que influenciaram a Tunísia na sua cultura de hoje, quais seja, os cartagineses, os romanos, os otomanos, os árabes e, por fim, os franceses.


2 - Geografia



Em Tunísia, não se encontra um território horizontalmente muito vasto. Em termos de vertical, contudo, a geografia é bem variada. Podemos perceber isso pelos diversos climas que compõe o país de norte a sul, desde as regiões litorâneas com clima mediterrâneo até a neve da Cordilheira do Atlas.

Localização da Tunísia no mapa


3 - Culinária



A culinária tunisiana é conhecida por ser bastante variada. Sua base é composta de vegetais, frutos do mar, diversos peixes, carne de ovelha e macarrão, sem prejuízo de carnes tão exóticas quanto a de dromedário. Um dos pratos mais tradicionais é o cuscuz, aliás muito popular na região do Magrebe. Consiste na mistura de sêmola de trigo, harissa, batatas, tomate, grão-de-bico, cebola e azeitonas, com variações regionais na receita.


4 - IDH



O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Tunísia é de 0,725, considerado alto para os padrões africanos. Apesar de um crescimento econômico estável que o país tem vivido desde os anos 1990, a corrupção endêmica de governos e empresas locais impede uma melhor distribuição da renda. O principal parceiro comercial de Tunísia é a União Europeia.



+ Sobre essa Curiosidade: África