CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre a Bélgica

Curiosidades sobre a Bélgica

Img Mobile - Curiosidades sobre a Bélgica

A Bélgica, ou oficialmente Reino da Bélgica, é um país que fica na Europa ocidental. É um dos países-membro fundadores da União Europeia, bem como hóspede da sede principal, e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Com cerca de 30.500 quilômetros quadrados, o país hospeda algo em torno de 11 milhões de habitantes. Por integrar a fronteira entre a Europa germânica e a latina, a Bélgica é constituída, basicamente, por 2 grupos linguísticos: os flamengos, que falam o holandês, e os valões, que falam o francês, além de uma pequena minoria que fala o alemão. As regiões mais habitadas da Bélgica são Flandres, falante da língua holandesa e com 59% da população total, e Valônia, ao sul, falante da língua francesa e concentrando cerca de 31% da população belga. A região de Bruxelas, por sua banda, é uma região oficialmente bilíngue, com maioria francófona, e abriga cerca de 10% da população. Há ainda, ao leste da Valônia, uma pequena comunidade de falantes de alemão.

O nome “Bélgica” provém de Gália Belga, que era uma província romana na parte norte da Gália, habitada por uma mistura de povos celtas e germânicos, que passaria a ser chamada de “belgas”. De início, a designação “Países Baixos” abrangia Holanda, Luxemburgo e a Bélgica também, uma região um pouco maior do que o atual grupo de países chamado de Benelux. Conhecido por ser um centro cultural e comercial desde o final da Idade Média até o século XVII, a partir deste século até a Revolução Belga, em 1830, o país seria palco de uma série de conflitos entre as principais potências europeias, o que viria a ser reforçado durante as duas Guerras Mundiais. Por conta disso, a Bélgica ganhou o apelido de “campo de batalha da Europa”.


Mapa da Bélgica
Veja no mapa


Além de ter uma história fascinante, a Bélgica é um país rico de atrações culturais e turísticas para todos os gostos. Vejamos algumas das principais curiosidades e peculiaridades deste país.




1 - Cerveja belga



Muitas pessoas costumam subestimar a cerveja belga em prol das cervejas germânicas… Ledo engano. Em verdade, existem mais de 1.500 tipos de cerveja produzidos na Bélgica, com diferentes sabores e teores alcoólicos. Trata-se de uma tradição antiga e bem consolidada do país, que passou a produzir a bebida quando monges começaram a providenciar bebidas aos viajantes, devido ao grande problema com água imprópria para consumo. O fabrico da cerveja tornava a água potável.

2 - Bons modos



A cultura belga valoriza muito os bons modos e a boa educação respeitosa. Alguns até afirmam que o belga é “o francês educado”, o que pode parecer um exagero, mas há um fundo de verdade para esse dizer. Ao passo que os franceses têm uma fama de serem mais rudes e diretos, e até mesmo mal-educados, os belgas são pessoas conhecidas por serem muito educadas e respeitosas.

3 - O Império Belga



Por incrível que pareça, a Bélgica é ainda uma monarquia parlamentarista, como a Inglaterra. O atual rei é Philippe, que assumiu o trono no ano de 2013, ante a renúncia de seu pai.


Veja também:

Curiosidades sobre os Países Baixos

Quais as cidades no mundo abaixo do nível do mar?

Curiosidades da França

Curiosidades da Alemanha



+ Sobre essa Curiosidade: Europa Países
Comentários:

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Veja também

  • Perigoso asteroide de 400 metros passará muito próximo a Terra em 8 de novembro de 2011
  • Parar de Fumar Não Engorda!
  • Sangue humano tipo Duffy?
  • Curiosidades sobre Aranhas
  • Ernest Rutherford - O Desbravador do Átomo
  • Cientistas sonham em trazer icebergs dos pólos para as regiões desérticas
  • Chupa Cabra ou Extraterrestre
  • A Origem da Conservação dos Alimentos

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.