CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre o Cazaquistão

Curiosidades sobre o Cazaquistão

Img Mobile - Curiosidades sobre o Cazaquistão

Cazaquistão



O Cazaquistão, oficialmente República do Cazaquistão, é um país de proporções transcontinentais situado na Ásia Central. Trata-se do maior país do mundo sem costa marítima, e nono maior de todos. Seu território de quase 3 milhões de quilômetros quadrados é maior do que toda a área da Europa Ocidental. O Cazaquistão faz fronteira com Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão, bem como com grande parte do Mar Cáspio (note-se que esse mar, assim como o Mar de Aral, é um lago endorreico, não sendo considerado uma costa marítima pois é um mar que não se conecta com nenhum oceano).

O perfil geográfico do Cazaquistão é bem variado, incluindo desde planícies, estepes, taigas e desertos até desfiladeiros, deltas e montanhas cobertas de neve. Sua população é estimada por volta de 17 milhões, conforme dados de 2013, sendo o país classificado como o 61º mais populoso do mundo, ainda que tenha uma das menores densidades populacionais, de apenas 6 pessoas por cada quilômetro quadrado. A atual capital cazaque é Astana, transferida da cidade de Almaty em 1997.

O território cazaque, até o século XIII, era historicamente habitado por tribos nômades. Isso mudou a partir da ocupação de Genghis Khan ao país. Depois de uma série de lutas internas entre os povos conquistadores, os nômades conseguiram reaver o poder. No século XVI, os cazaques já despontam como um grupo étnico distinto e único, dividido em 3 ramos ancestrais que ocupam diferentes territórios. 2 séculos mais tarde, nos anos 1700, os russos começam a avançar sobre as estepes do Cazaquistão. Na metade do século XIX, todo o território do país já integrava o Império Russo. Contudo, depois da Revolução Russa de 1917 e a guerra civil que se seguiu, o Cazaquistão foi reorganizado e remanejado por diversas vezes, até se tornar a República Socialista Soviética Cazaque em 1936, passando a integrar a União Soviética. Apenas em 1991 o país viria a declarar independência da dissolvida URSS, a última das repúblicas soviéticas a fazê-lo.

Mapa do Cazaquistão
Veja no mapa

A história do Cazaquistão parece ser uma das principais curiosidades acerca desse país tão fascinante. Contudo, o povo cazaque e sua cultura guardam ainda diversas outras peculiaridades que também são dignas de nota. Senão vejamos algumas dessas curiosidades sobre o país.

1 - Língua



O cazaque, ou cazaquistanês, é a língua oficial do Estado. Contudo, boa parte da população domina o russo, a língua mais usada para negócios. Originalmente, a língua cazaque é uma língua turcomana, que provém da família altaica, a exemplo do uzbeque, do uigur, do turco etc.


2 - Único presidente



Desde a sua independência da URSS, em dezembro de 1991, o governo do Cazaquistão é chefiado pelo mesmo presidente, a saber, Nursulan Nazarbayev. Eleito nesse mesmo ano, ele conseguiu ser reeleito várias vezes.


3 - Eurocopa



Apesar de fazer parte da Ásia Central, o Cazaquistão é um dos participantes da Eurocopa, um campeonato de futebol que ocorre a cada 4 anos. Contudo, desde a sua entrada na copa, a seleção cazaque não teve uma atuação de destaque.


Veja também:

Curiosidades da Rússia

O misterioso pentagrama do Google Maps

Ovni em formato de anel é filmado no Cazaquistão



+ Sobre essa Curiosidade: Ásia Países
Comentários:

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • As doenças mais raras do mundo
  • Curiosidades sobre Perda de Peso
  • O Mórbido Turismo de Beichuan Qiang, China
  • Sobre o Celular Samsung Galaxy S4
  • Onde é mais frio? No Pólo Sul ou no Pólo Norte?
  • Conheça o foguete que a SpaceX está construindo para viagens à Lua e Marte
  • Como é calculada a idade dos cães?
  • 40 perfis de famosos mais tops do Facebook

Você Sabia?

Ficar acordado por 2 semanas pode levar à morte.