CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre a Croácia

Curiosidades sobre a Croácia

Img Mobile - Curiosidades sobre a Croácia

Uma das finalistas da Copa do Mundo de 2018, a Croácia é um país que possui 1.185 ilhas, nos seus 1.778 quilômetros de extensão da sua costa.

Na época do verão, é um dos países mais visitados da Europa, justamente porque querem frequentar as suas belas praias e paisagens, atrativos que fazem da Croácia ser um dos melhores países a se conhecer.

A prova disso são as curiosidades que este texto trouxe sobre a Croácia. Esperamos que você goste e, quem sabe um dia, não vá conhecer a bela Croácia também?



1 – A raça de cães Dálmata é croata. Para ser mais específico, ela é da região que possui o mesmo nome, Costa Dálmata.

Cachorro Dálmata

2 – A famosa série Games of Thrones tem diversas cenas gravadas em território croata, mais precisamente em Dubrovnik. Para quem é fã da série, uma simples olhadas em alguns pontos da Croácia já irão remeter às cenas da série. Essa é uma das mais interessantes curiosidades da Croácia.

Games of Thrones sendo gravada em Dubrovnik
Games of Thrones sendo gravada em Dubrovnik - Crédito da imagem: Vogue.

3 – A Croácia é um dos mais recentes países do mundo. Isso porque, em 1991, ela declarou independência da antiga Iugoslávia, sendo reconhecida, em 1992, como Estado-nação. Durante o período de 1991 a 1995, o país viveu diversos conflitos de guerra, para estabelecerem todo o seu território. Após a calmaria, anos depois, em 2013, o país passou a fazer parte da União Europeia.

4 – Uma das praias mais famosas da Croácia, a Zlatni Rat, que fica na Ilha de Brac, muda de cor e de formato, de acordo com o vento, o que faz de cada visita, única.

Praia Zlatni Rat, Ilha de Brac
Praia Zlatni Rat, Ilha de Brac - Crédito da imagem: Visit Brac.

5 – Os croatas inventaram as gravatas. Tudo começou com os soldados, que usavam cachecóis amarrados no pescoço para conseguirem se identificar, por volta do século XVII. Com isso, o Rei francês Luís XV adotou o estilo quando os mercenários croatas começaram a serve a França, fato que fez com que o acessório logo se espalhasse pela Europa. No dia 18 de outubro é comemorado o Dia da Gravata, para que possa ser comemorado esse acessório do patrimônio nacional.

Leia mais: A origem da gravata

6 – A Croácia possui a menor cidade do mundo (7 km de extensão). Hum, como é chama a cidade, está no livro dos recordes, com o célebre título. São apenas 28 moradores na cidade, que na sua origem, foi construída como um castelo.

Veja no mapa

7 – Para quem gosta de música, na Croácia você encontra um instrumento musical que é tocado, literalmente, pelo mar. Em Zadar, existe um órgão que reproduz os sons harmônicos feitos pelas ondas, que batem nos tubos do órgão, criando um espetáculo à parte. Criada pelo arquiteto Nikolai Basic, foi inaugurada em 2005 e, desde então, atrai diversos turistas.

8 – Segundo o conceituado diretor Alfred Hitchcock, o pôr do sol em Zadar, é o mais bonito do mundo.

9 – No canal de Pasman, você encontra a pequena Ilha de Galesnjak. Até aí, tudo bem, mais uma ilha. Acontece que essa é diferente. Com apenas 0,132 quilômetros quadrados e 1,55 quilômetros de litoral, ela ganhou o nome de Ilha do Amor. O motivo? Vista de cima, a ilha tem um formato de coração.


Veja também:

Curiosidades sobre a Hungria

Inventos que provam que Tesla foi um dos maiores gênios de sua era

O órgão do mar (Música Natural)

20 Deslumbrantes Cinemas do mundo



+ Sobre essa Curiosidade: Europa
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A Mais antiga estrada da Europa

    Mais antiga estrada da Europa foi aberta há dois mil anos pelos romanos. A mais antiga via de comunicação da Europa é a estrada que vai de Bruxelas, na ...
    Leram 27291 Vezes

  • Curiosidades Sobre a Europa

    Um dos lugares mais desejados pelas pessoas que gostam de viajar, a Europa possui locais onda a beleza se mostra de forma estupenda, além de ser repleta de ...
    Leram 66189 Vezes