CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre Mianmar

Curiosidades sobre Mianmar

Img Mobile - Curiosidades sobre Mianmar

Anteriormente conhecido como Birmânia, o República da União de Myanmar é um dos países mais interessantes, mas pouco explorado do Sudeste Asiático.

O país que faz fronteira com Bangladesh, China, Índia, Laos e Tailândia, esteve imerso em um turismo social restrito durante as décadas que foi conduzido pelo regime militar que dominou o país, mas pouco a pouco foi sendo aberto aos visitantes do mundo todo.


Confira algumas curiosidades desconhecidas sobre um território em constante mudança.



1. Com uma área total de 680.000 km2, Mianmar é o maior país do sudeste asiático e o 40º maior do mundo.

Mapa de Myanmar
Veja no Mapa

2. Mianmar tem mais de 2.000 quilômetros de praias, entre elas, a Praia Ngapali, a 45 minutos de ônibus de Yangon.

Praia Mianmar

3. Em julho de 2014, a população de Mianmar era de 55.746.253 pessoas. A taxa de alfabetização do país é de 83% e a expectativa média de vida é de 57 anos.

3. Mianmar é um dos três únicos países do mundo que não adotou o sistema métrico de medição. Os outros dois são a Libéria e os Estados Unidos. A unidade local de peso comum em no país é a peiktha, que equivale a 3,6 libras: 1,6 kg.

4. Os templos encontrados em todo o Mianmar foram construídos durante os séculos XII e XIII sob o Império Pagão. O Reino dos Pagãos foi o primeiro reino que unificou os territórios que atualmente constituem Mianmar.

Templos de Mianmar

5. Hoje, 89% da população de Mianmar é budista.

6. Tanto homens quanto mulheres em Mianmar usam uma pasta amarela da casca da árvore Thanakha como um cosmético. Aplicado ao rosto, é um protetor solar eficaz que também estiliza a pele e previne o excesso de gordura.

Uso da pasta amarela da casca da árvore Thanakha, cosmético

7. Mingalabar é uma saudação de Mianmar que pode ser traduzida como "Olá" ou "Bem-Vindo", mas expressa muito mais que isso. É uma palavra que transmite boas vibrações.

Mianmar, Birmânia, Balões

8. Uma refeição típica em Mianmar inclui arroz cozido no vapor, peixe, carne, legumes e sopa. Tudo servido ao mesmo tempo. Os locais usam as pontas dos dedos para moldar o arroz em uma pequena bola e depois misturá-lo com vários pratos.

9. Não há muitos caixas eletrônicos no país, então é importante ter sempre dinheiro durante a viagem. Meios de pagamento por cartão de crédito só são possíveis em grandes hotéis e restaurantes.

10. A moeda nacional de Mianmar é o kyat (pronunciado "chat"). 1 euro equivale a cerca de 1.600 Kyats.

Moeda kyat

11. Mais da metade do PIB de Mianmar depende da agricultura. O arroz é o principal produto.

12. Muitas crianças pequenas usam fios sagrados no pescoço ou no pulso para se protegerem de espíritos malignos ou feitiços.

13. O vestido tradicional birmanês é o Longyi, uma saia envolvente usada por homens e mulheres. Os homens amarram os deles na frente e as mulheres dobram o tecido e o prendem ao lado.

vestido tradicional birmanês, Longyi

14. No país, Kun Ja é uma mistura de nozes e tabaco que é mastigada e deixa os dentes manchados de vermelho.

15. O chinlone é uma combinação de esporte e dança, o objetivo não é perder ou vencer, mas ver quem executa as mais belas habilidades com a bola.

chinlone

16. O alfabeto da Birmânia é baseado em sânscrito e deriva de Pali, a língua sagrada do budismo.

17. Como o número limitado de hotéis ainda não atende à demanda turística, o preço das diárias aumenta bastante em relação ao de outros países do sudeste asiático.

18. Como as informações e comunicações são limitadas, ler jornais é a única maneira de ajudar os moradores de Mianmar a aprenderem sobre o mundo exterior.


Veja também:

Curiosidades da Tailândia

Curiosidades sobre a Índia

Curiosidades sobre a China

Curiosidades sobre o Vietnã



+ Sobre essa Curiosidade: Ásia Países Turismo