CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre o Marrocos

Curiosidades sobre o Marrocos

Img Mobile - Curiosidades sobre o Marrocos

O Marrocos, ou Reino de Marrocos, é um país localizado no Norte da África, na região do Magrebe, a parte ocidental do mundo árabe, composta pela Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia, além do próprio Marrocos. O país é caracterizado por um interior montanhoso acidentado, grandes extensões desérticas e um litoral que dá para o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Sua população é de cerca de 34 milhões de pessoas, espalhadas por uma área de mais de 400 mil quilômetros quadrados. Com uma história de independência não compartilhada pelas nações vizinhas, o Marrocos se manteve um poder autônomo diante de invasores estrangeiros, como o Império Otomano. Foi apenas em 1912 que a nação cedeu para potências europeias, a saber a França e a Espanha, retomando sua independência em 1956.

A história do Marrocos é tão interessante quanto sua cultura, seu povo e sua culinária, além de belezas naturais deslumbrantes. É um dos países mais curiosos para se conhecer na África. Dentre suas várias peculiaridades, listamos 4 das principais curiosidades do Marrocos neste texto.

Localidade, Marrocos

Veja no mapa

1 - Comida


cuscuz do Marrocos

A culinária do Marrocos é uma das mais ricas de todo o continente africano. Caracterizada por pratos bem temperados, costuma ser bastante apimentada, ainda que não tanto quanto a indiana, por exemplo. O prato nacional é o cuscuz, que nada mais é do que grãos de sêmola cozinhados sobre uma panela com carne e ensopado de vegetais. O pão também é um alimento muito louvado no Marrocos, sendo vedado seu desperdício. Com efeito, todos as sobras e migalhas são aproveitadas para a pecuária nacional, ou então trocadas por produtos caseiros como detergente.


2 - Costumes



É costume no Marrocos usar as mãos para comer. Contudo, o correto é usar sempre a mão direita para isso. De fato, é considerado falta de educação usar a mão esquerda para manipular alimentos. Também é visto como grosseria recusar carne quando oferecida numa refeição. Outro costume tradicional do povo marroquino é tirar os sapatos ao entrar dentro de casa.


3 - Souks



Souk, Marrocos
Souk, Mercado Marroquino - Crédito da imagem: Vou na janela

Os souks, como são chamados os grandes mercados árabes de rua, são universos inteiros repletos de cheiros e cores das mais variadas. A oferta de produtos é incrível, sendo que uma única loja pode vender produtos tão distintos quanto comida, móveis e roupas. Nos souks, nenhum produto tem etiqueta com preço fixo, ou quanto tem, é subentendido que o cliente irá pechinchar atrás do melhor valor. Negociar o preço da compra é algo cultural no Marrocos e em outros países árabes.


4 - Cinema



O Marrocos já foi cenário de uma série de filmes internacionalmente famosos. O clássico Casablanca, de 1942, por exemplo, foi rodado na cidade homônima, a maior do país, localizada na costa atlântica. Outros sucessos mais recentes filmados no Marrocos incluem 007 contra Spectre, de 2015, e a série de filmes Star Wars, que aproveitou diversas vezes as paisagens áridas dos desertos marroquinos como cenário de planetas fictícios do espaço sideral. Mais recentemente, episódios da série internacionalmente famosa Game of Thrones também foram rodados nos desertos do Marrocos.


Veja também:

Curiosidades da Argélia

Curiosidades da Tunísia



+ Sobre essa Curiosidade: África Turismo Países

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Por que nossos antepassados morriam cedo se só comiam coisas saudáveis?
  • Sonda da NASA capta misteriosos pontos brilhantes no espaço
  • Probabilidades...
  • Por que o cabelo fica branco?
  • Gnomos, Duendes existem?
  • Curiosidades sobre o WD 40
  • Conceito de vento supergaláctico
  • Quem vence essa briga, Siri S-Voice ou Google Now?

Você Sabia?

É impossível lamber seu próprio cotovelo.