CuriosidadeLendas UrbanasDefinição de Lendas e Mitos

Definição de Lendas e Mitos

Img Mobile - Definição de Lendas e Mitos

O que são lendas?
Lendas são histórias fantásticas que possuem origem histórica narrando feitos de heróis, personagens sobrenaturais, fenômenos naturais, vida de santos, etc. A lenda é sempre considerada com um fundo de verdade.

O que são mitos?
Mitos são histórias que apresentam um fato natural, histórico ou filosófico, funcionando como ponto de equilíbrio entre o sagrado e o profano.




Durante algum tempo confundiu-se o mito com a lenda, embora os dois estejam relacionados a acontecimentos de um passado distante e fabuloso, diferem nos personagens. Os mitos têm os deuses como tema, enquanto que as lendas homens e animais. A lenda é considerada "história falsa", e o mito "história verdadeira".

A Mitologia estuda as lendas e mitos, entre os quais podemos citar: os mitos dos deuses que deram nome aos planetas do nosso sistema, Pégaso, Prometeu, Baco, Apoio, Hércules, Pigmaleão, etc. Entre as lendas: O Judeu Errante, As Lendas do Rei Artur, As Lendas do Eldorado, Robin Hood, etc.

No Brasil são conhecidos o saci, o lobisomem, caipora, curupira, mula-sem-cabeça, Anhangá, mãe-d'água, Iara, minhocão, papa-fígado, etc.


Fonte:
Tg3



+ Sobre essa Curiosidade: Lenda Mito Mitologia Deuses Folclore