CuriosidadeMundo BizarroNão deixe de ver a nuvem Glória da Manhã

Não deixe de ver a nuvem Glória da Manhã

Img Mobile - Não deixe de ver a nuvem Glória da Manhã

Sabe aqueles fenômenos naturais que são belíssimos, mas são muito difíceis de acontecer? Sabe quando você vislumbra um acontecimento que provavelmente só você da sua família poderá ver? Dificilmente a sua geração verá outro parecido, até mesmo a geração dos seus filhos podem não vê-lo.

Então, um desses fenômenos naturais belíssimos é a nuvem Glória da Manhã (Morning Glory Cloud), que aconteceu em ao longo do litoral Michigan, em Sleeping Bear Dunes National Lakeshore, em junho do ano passado. A visualização da nuvem foi a sensação e as pessoas fizeram questão de deixar o momento marcado em vídeos, fotos e textos relatando o ocorrido.

Nick Nerbonne estava com uma câmera na mão e conseguiu registrar o momento em que a Glória da Manhã passou pelo lago, causando admiração em todos que estavam presentes.

Foto 2 - Glória da Manhã, Lago Michigan

Foto 3 - Glória da Manhã, Lago Michigan

O vídeo pode ser visualizado clicando no vídeo abaixo, você perceberá que o vídeo foi acelerado em até 4 x a velocidade real, para demonstrar perfeitamente o fenômenos passando sobre as cabeças presentes no lago.

Vídeo 1 - Glória da Manhã, Lago Michigan

Assista ao fenômeno Glória da Manhã ocorrido no Lago Michigan.



Você vai gostar de ler também:
Veja 15 incríveis formações de nuvens


Mas afinal de contas, o que é a nuvem Glória da Manhã?


Vídeo 2 - Glória da Manhã, Lago Michigan

A nuvem Glória da Manhã é um fenômeno meteorológico. Uma nuvem Glória da Manhã tem o formato de um rolo, podendo atingir cerca de 1.000 quilômetro de comprimento e entre 1 e 2 quilômetro de largura.

Seu deslocamento pode chegar a uma velocidade de até 60 quilômetros por hora. Geralmente é formada a uma distância de 100 a 200 metros do solo.

Ainda é difícil explicar totalmente a origem de uma nuvem dessas. A teoria mais utilizada e aceita é que a nuvem é formada quando há um choque de ventos em direções contrárias, com temperaturas, umidade e altitudes diferentes, soprando de forma contínua. Ela pode durar por várias horas, mas a sua formação se inicia pela manhã, daí o nome do fenômeno. Conforme o sol vai se pondo, a nuvem vai se desfazendo.
Dependendo das condições do ambiente, pode haver o surgimento de diversas nuvens paralelas entre si. O registro máximo conseguido até o presente momento foi de oito nuvens.

Foto 1 - Glória da Manhã, Lago Michigan

Essas nuvens já foram registradas em diversos lugares pelo mundo, mas é no Golfo de Carpentária, no norte da Austrália, que esse fenômeno ocorre com mais facilidade, principalmente no período correspondido entre setembro e novembro, o que acaba contribuindo para o turismo local, pois milhares de pessoas viajam para lá para poderem apreciar esse belo fenômeno da natureza.

Existem diversas fotos de satélite que mostram essas gigantescas nuvens na Austrália. Os aborígenes australianos já faziam registro desse fenômeno em suas histórias tribais.

Países como Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, México e Rússia já registraram esse fenômeno. No Brasil, existem seis casos registrados da nuvem. Na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em 2007, foi registrado pela equipe da Petrobrás e teve uma duração de mais de 3 horas.

Vídeo 3 - Glória da Manhã, Rio de Janeiro

Assista ao vídeo feito na Bacia de Campos - RJ


O segundo aconteceu em agosto de 2011, próximo à cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O terceiro aconteceu no litoral de São Paulo, em 2013. O quarto ocorreu em Vitória, no Espírito Santo, em agosto de 2014. O quinto já aconteceu em Santa Catarina, em julho de 2015. O último aconteceu em 2016, em São João da Barra, no interior do estado do Rio de Janeiro.


Crédito das Fotos: Solateor/Reddit



+ Sobre essa Curiosidade: Nuvem Tempestade Clima
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Sabia como surgiu o papel-moeda
  • Qual a idade certa para ganhar um smartphone?
  • Qual é a mais profunda cavidade da Terra?
  • Quais os melhores provedores de internet do Mundo?
  • Você sabia que 365 línguas diferentes são faladas na Indonésia?
  • Quais lugares no mundo que não tem noite?
  • Você sabia que a Ásia têm Tetrafobia?
  • Gnomos, Duendes existem?

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.