CuriosidadeMundo BizarroOs Cinco Vulcões mais Perigosos da Terra

Os Cinco Vulcões mais Perigosos da Terra

Img Mobile - Os Cinco Vulcões mais Perigosos da Terra

O vulcão é uma estrutura geológica através do qual surge o magma. Há muitos vulcões em todo o nosso planeta e geralmente estão localizados nos limites que formam as placas tectônicas, embora também possam existir os chamados pontos quentes, como as ilhas havaianas. O vulcão mais alto do mundo é o Ojos del Salado, na fronteira Argentina-Chile, embora também possamos encontrar estruturas submarinas. Neste artigo, mostraremos os vulcões mais perigosos que existem em nosso planeta. Suas características e poder de destruição, certamente irão surpreendê-lo.


Os 5 vulcões mais perigosos da natureza



1. Popocatepetl


Popocatepetl

Este vulcão está localizado a apenas 72 km do sudeste da Cidade do México, uma das cidades mais populosas do mundo e é o segundo maior vulcão deste país em 5.500 metros acima do nível do mar. Seu nome, de acordo com a língua náuatle, significa literalmente "montanha que fuma".

Este enorme vulcão apresentou uma grande atividade vulcânica desde o começo deste século com várias erupções importantes, mas felizmente sem fatalidades. O Popocatépetl é um dos vulcões mais perigosos da natureza, porque se explodir furiosamente pode causar estragos nas grandes cidades próximas.


2. Monte Mayon


Monte Mayon

Localizada nas Filipinas, esta montanha é classificada por especialistas como estratovulcão ou cônico de alta altitude. É o mais ativo em todo o país já que entrou em erupção 50 vezes em 400 anos. De todas as erupções, as mais aterrorizantes enterraram a cidade de Cagsawa. Cerca de 1.200 pessoas morreram e a única parte remanescente da cidade que permaneceu em pé foi a torre do sino. Além disso, este vulcão é caracterizado pelas imensas nuvens de cinzas que ele causa. Em muitas ocasiões, o exército filipino teve que intervir para realizar evacuações em massa e evitar outro desastre como o que ocorreu em 1814.


3. Sakurajima


Sakurajima

Localizado no Japão, particularmente na prefeitura de Kagoshima, ilha de Kyushu. Em 1914, a atividade deste vulcão forçou o despejo de todos os habitantes da ilha e custou a vida de quase quarenta pessoas. Todos os anos há milhares de pequenas explosões no interior, algo que os especialistas consideram como controlado porque a cidade de Kagoshima fica a poucos quilômetros de distância, onde habitam mais de meio milhão de pessoas. A cidade está muito preparada para uma possível grande erupção do Sakujarima e preparou várias estradas de evacuação rápida em caso de desastre natural.


4. Krakatoa


Krakatoa

Sem dúvida, é um dos vulcões mais perigosos do nosso planeta. Localizado entre Java e Sumatra, teve muitas erupções importantes que causaram grandes desastres naturais tanto na antiguidade quanto em datas mais recentes. A grande erupção deste vulcão no ano de 1883 causou enormes tsunamis e terremotos que causaram a morte de quase 40.000 pessoas e a destruição de cerca de 300 cidades. Suas fortes explosões transformaram a paisagem várias vezes e dizem que vários anos depois dessa erupção, o céu escureceu. Produzia, além disso, um anel de bispo ao longo do Sol e uma luz roxa durante o crepúsculo. Uma coisa que vai ajudá-lo a fazer ideia da imensidão desta explosão é um montante equivalente a 7.000 bombas atômicas que foram lançadas em Hiroshima.


5. Vulcão Iwo Jima


Vulcão Iwo Jima

Esta famosa ilha japonesa, famosa pela batalha realizada durante a Segunda Guerra Mundial, se moveu 17 metros acima da superfície do oceano devido à câmara de magma que cresce dentro dela. Pode ser um dos vulcões mais perigosos, já que especialistas estimam que uma possível erupção poderia causar ondas de cerca de 25 metros de altura que afetariam super populações como Hong Kong e Xangai. Suas consequências, tanto em vidas humanas quanto em perdas materiais, podem se tornar verdadeiramente devastadoras.


Veja também:



Qual a maior erupção vulcânica da história?

Erupção do Vesúvio

Dorsal Meso-Atlântica



+ Sobre essa Curiosidade: Vulcões Terremoto Catástrofe Desastre
Comentários:

Curiosidades Relevantes