CuriosidadeMundo BizarroVocê sabe por que comparam a China com Black Mirror?

Você sabe por que comparam a China com Black Mirror?

Img Mobile - Você sabe por que comparam a China com Black Mirror?

A comparação da China com a série de televisão “Black Mirror” é constante por várias razões. Um deles é o monitoramento constante ao qual seus cidadãos estão expostos. O outro é devido à implementação de um sistema de pontos para os habitantes baseado em seu comportamento na sociedade. Com estes pontos, os cidadãos terão acesso a serviços ou não. Por exemplo, se eles não tiverem pontuação suficiente, não poderão usar trens ou aviões.

Em Nosedive, primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror, foi apresentado uma história em que as pessoas eram constantemente valorizadas com pontos que lhe permitissem o acesso aos serviços. Se eles fossem ignorantes ou desrespeitosos, outros cidadãos poderiam dar-lhes pontuações baixas e isso faria com que eles não pudessem, por exemplo, comprar a casa que queriam. A situação na China será semelhante.

O sistema que a China anunciou foi inaugurado em 1º de maio de 2018, conforme relatado pelo governo. Este sistema, batizado de "Crédito Social", terá qualificações de crédito, financeiras, sociais, políticas e legais. Assim, se uma pessoa comete um crime ou não paga seus impostos, vai perder pontos e pode se tornar uma "pessoa não confiável" e poderia ser restringida em viagens em trens ou aviões.

Pessoas, China

Esse tipo de restrição duraria um ano e, após esse período, seria feita uma revisão para determinar se ela seria condenada por mais um ano ou se é "perdoada".

A China ainda não especificou todas as razões e infrações que podem levar à perda de pontos ou que são mais graves do que outras. Em maio, eles começaram a implementar o sistema e esperam que, em 2020, a versão completa esteja pronta.


Veja também:

Curiosidades sobre a China



+ Sobre essa Curiosidade: China Série
Comentários:

Curiosidades Relevantes