CuriosidadeMundo Bizarro5 Fatos sobre terremotos que você deveria saber

5 Fatos sobre terremotos que você deveria saber

Img Mobile - 5 Fatos sobre terremotos que você deveria saber
Img - 5 Fatos sobre terremotos que você deveria saber




Recentemente, o mundo foi abalado por vários terremotos devastadores, por isso é importante que aprendamos sobre esses eventos que ainda não podem ser previstos e que, dependendo da magnitude deles, podem matar milhares de pessoas.


Confira alguns fatos sobre terremotos:



1. A palavra terremoto é usada para descrever qualquer evento sísmico, que gera ondas sísmicas. Os terremotos são causados ​​principalmente pela quebra de falhas geológicas, mas também por outros eventos como atividade vulcânica, deslizamentos de terras, explosões de minas e testes nucleares. . Embora tenha muitas pesquisas sobre esses movimentos, ainda não há uma tecnologia capaz de prever quando um terremoto ocorrerá e, assim, evitar suas consequências fatais.

Medindo terremoto

2. Antes que os novos dispositivos tecnológicos permitissem registrar grandes terremotos, os cientistas construíram grandes sismógrafos do pêndulo da Primavera na tentativa de capturar movimentos de longo período produzidos por terremotos. O maior chegava a pesar 15 toneladas.

Destruicao cidade, terremoto

3. A ideia de mega terremotos é basicamente ficção. A magnitude de um terremoto está relacionada à área da falha em que ocorre, quanto maior a área de falha, maior será o terremoto. No filme “Terremoto: A Falha de San Andreas”, foi abordado um mega terremoto de 1287,48 km de extensão e apenas cerca de 16 a 19 km de profundidade, mas na realidade, os terremotos com uma magnitude superior a 8,3 são extremamente improváveis de ocorrer.

Leia também:
Verdades e mentiras sobre a falha de San Andreas

O maior terremoto já registrado por instrumentos sísmicos em qualquer lugar da Terra foi um terremoto de magnitude 9.5 no Chile, em 22 de maio de 1960. Esse terremoto ocorreu em uma área de falha de quase 1610 km de extensão e 242 km largura. Para ser ter uma noção, um terremoto de magnitude 12 supõe uma fratura da Terra pelo centro.

4. Os terremotos ocorrem na crosta ou no manto superior, da superfície da terra a cerca de 644 km abaixo da superfície. Mas os terremotos mais profundos ocorrem apenas em zonas de subdução, onde a rocha crusta é resfriada e empurrada para a terra.

Predio caido, terremoto

Veja: Quais são os países com maior índice de terremoto por ano?

Anel de Fogo

5. O "Anel de Fogo" é a área dos terremotos que cercam o Oceano Pacífico. Cerca de 90% dos terremotos do mundo ocorrem lá. A próxima região mais sísmica (5% -6% dos terremotos) é o cinto Alpide, que se estende da região mediterrânea, a leste através da Turquia, Irã e do norte da Índia.





Img - 5 Fatos sobre terremotos que você deveria saber
+ Sobre essa Curiosidade: Vulcão Tsunami Terremoto Fatos
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • 5 fatos curiosos sobre a aspirina

    A aspirina é um medicamento muito utilizado no mundo todo. O principal ingrediente da aspirina, que é encontrado em extratos vegetais, tem sido usado por sé...
    Leram 18168 Vezes

  • 10 Fatos extraordinários sobre os sonhos

    10. Os cegos também sonham Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada,...
    Leram 228681 Vezes

  • Terremoto Espacial

    Cientistas descobrem novo fenômeno natural: o terremoto espacial Utilizando dados de uma frota de cinco satélites científicos, pesquisadores da Nasa desco...
    Leram 8681 Vezes

  • Um dos maiores terremotos da Terra...

    Um dos maiores terremotos do mundo aconteceu no ano de 1755, em Lisboa, Portugal. O sismo de 1755 aconteceu exatamente no dia 1 de novembro e causou uma gra...
    Leram 23556 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Trajetória do Google
  • Top 10 animais bizarros que provavelmente você nunca viu antes
  • Como escapar da loucura
  • Curiosidades sobre vinho
  • Quais os nichos mais populares da internet?
  • NASA cria projeto para evitar
  • Tório: a promessa da energia nuclear segura
  • O Gato Preto

Você Sabia?

O orgasmo dos porcos dura cerca de 30 minutos.