CuriosidadeCiênciasAté mesmo os bebês acham que crimes merecem punição

Até mesmo os bebês acham que crimes merecem punição

Img Mobile - Até mesmo os bebês acham que crimes merecem punição
Img - Até mesmo os bebês acham que crimes merecem punição




Bebês com menos de 8 meses querem ver os malfeitores punidos, segundo um novo estudo.

Em contraste, os bebês mais jovens preferem ver as pessoas sendo boas umas para as outras -mesmo quando isso significa que alguém deve ser bom para um personagem que merece uns bons tapas.

"Este estudo ajuda a responder questões que têm intrigado psicólogos evolucionistas há décadas," Kiley Hamlin, uma psicóloga da University of British Columbia, disse em um comunicado.

“Estes achados sugerem que, já a partir de oito meses, nós estamos olhando para as pessoas que poderiam nos colocar em perigo.”

Hamlin e seus colegas já haviam descoberto que os bebês preferem pessoas que fazem coisas boas para os outros. Mas eles se perguntavam se as crianças sempre queriam ver gentilezas e atos de amor, ou se alguns indivíduos poderiam ser uma exceção a esta regra.

Assim, os pesquisadores montaram uma série de experimentos usando fantoches para representar cenários onde eram expostos atos de solidariedade e atividades que poderiam causar prejuízos. Esses cenários foram apresentados para bebês com idade entre 5 e 8 meses. Após cada experimento, as crianças manifestaram a sua preferência por comportamentos dos fantoches, escolhendo o seu boneco favorito para segurar.

Os bonecos - uma série de personagens alegres, incluindo alces, elefantes e um pato amarelo - foram exibidos pela primeira vez interagindo tanto em formas agradáveis ??ou não. Em uma delas, um boneco luta para abrir uma caixa contendo um brinquedo, enquanto outros saltam para ajudar ou cruelmente fecham a tampa.

Em seguida, as crianças assistiram outros bonecos fazendo o bem e o mal. Como uma cena em que um boneco entra para tomar a bola de outro fantoche e jogá-la a longas distâncias, ou outro que pega a bola para entregá-la de volta.


Impondo punições
Os pesquisadores queriam saber se os bebês preferem o boneco que rouba a bola ou aquele que a devolve. Eles descobriram que os bebês de cinco meses de idade sempre preferiam o fantoche que entregava a bola ao dono. Nessa idade, os bebês simplesmente gostavam dos bons fantoches.

Mas, os bebês com oito meses de idade eram mais exigentes e não gostavam de algumas atitudes dos bonecos bons.

Os pesquisadores, então, repetiram os experimentos com 32 crianças com idades entre 19 e 23 meses. As crianças tiveram que assistir bonecos sendo agradáveis uns com os outros e depois tiveram que ver cenas em que os bonecos desempenhavam papéis de recompensa ou punição.

Algumas crianças foram apontadas como favoráveis aos fantoches agradáveis. E, em todos os casos, as crianças apresentaram senso de justiça, de acordo com as ações dos fantoches.

Nesse caso, treze das 16 crianças gostam dos bonecos bons.


Cálculos Sociais
Os resultados, divulgados na revista Proceedings of National Academy of Sciences, revelam que os bebês desenvolvem um senso de justiça entre 5 e 8 meses de idade.

"Nós achamos que, por volta dos oito meses, os bebês têm desenvolvido opiniões matizadas de reciprocidade e podem realizar essas avaliações sociais complexas muito mais cedo do que se pensava", disse ela.

Embora este senso de justiça possa ser aprendido, disse Hamlin, a idade precoce em que se desenvolve sugere que um desejo de punir os tipos anti-sociais pode ser parcialmente inata.


Fonte: Livescience.com





Img - Até mesmo os bebês acham que crimes merecem punição
+ Sobre essa Curiosidade: Bebês Justiça
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A Curiosa História dos Bichinhos de Estimação da Casa Branca
  • Pesquisadores da NASA trabalham em sistema de propulsão a laser para chegar a Marte em 3 dias
  • Perguntas Curiosas II
  • Trailer - Efeito Borboleta
  • Quais os lugares mais interessantes do mundo?
  • Chupa Cabra ou Extraterrestre
  • Qual o melhor lugar do mundo para as mulheres viverem?
  • O que é Selfie?

Você Sabia?

Os monges tibetanos dormem em pé.