Img - Um dos maiores terremotos da Terra...


Um dos maiores terremotos da Terra...

Por: Juliana Miranda

Um dos maiores terremotos do mundo aconteceu no ano de 1755, em Lisboa, Portugal. O sismo de 1755 aconteceu exatamente no dia 1 de novembro e causou uma grande destruição, atingindo principalmente a Zona Baixa de Lisboa e parte do litoral do Algarve e Setúbal.

Este terremoto foi seguido de um maremoto que atingiu os 20 metros de altura. O fenômeno deixou cerca de 10 mil mortos, tornando-se um dos terremotos mais mortíferos da história.

O terremoto de 1755 atingiu magnitudes entre 7,5 e 9,5 na escala de Richter. A intensidade deste terremoto fez com que os estudos científicos sobre os efeitos dos sismos fossem ampliados na Europa, fato que deu origem à sismologia moderna.

O desastre de Lisboa em 1755 foi a maior tragédia coletiva que atingiu o povo português. O terremoto mexeu com questões políticas e religiosas de Portugal. Depois do fenômeno, diversas missas foram rezadas pelas almas dos mortos. Os cristãos acreditavam que Lisboa havia sido punida, como aconteceu em Sodoma, na Bíblia.

Muitas obras foram necessárias para a reconstrução da cidade. O ouro que era explorado no Brasil, então colônia de Portugal, permitiu a construção de uma nova Lisboa, uma cidade mais moderna e bonita.


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Um dos maiores terremotos da Terra...":
 Terremoto |   Tsunami |   Desatre natural |   escala de Richter |   Sismologia | 

 


Essa curiosidade foi lida 13728 Vezes | Tema: Mundo Bizarro

Curiosidades Relevantes

Terremoto Espacial
Cientistas descobrem novo fenômeno natural: o terremoto espacial Utilizando dados de uma frota de cinco satélites científicos, pesquisadores da Nasa desco...
Leram 5398 Vezes