Img - Xilogravura


Xilogravura

Por: Robson Santos

A xilogravura é uma arte em forma de gravura. Essa técnica consiste em gravar em madeira, entalhando os desenhos em uma chapa do material. Sendo assim, a xilogravura é um processo que se utiliza da madeira como uma matriz para a reprodução de uma imagem.

Podemos dizer que a xilogravura é semelhante ao carimbo, mas ela usa a madeira para repassar a imagem gravada para um papel ou suporte. A técnica também conta com um rolo de borracha embebida em tinta.

A impressão com xilogravura pode ser feita em alto relevo em papel ou pano. A tinta colocada na matriz de madeira faz com que as figuras sejam devidamente impressas.

A xilogravura tem origem na cultura oriental, sendo uma técnica criada pelos chineses no século VI. A partir do século XX, o processo da xilogravura começou a cair em desuso.

Esta técnica de impressão em alto relevo foi bastante usada no Brasil. Os portugueses trouxeram essa arte para o nosso país, onde ela passou a ser utilizada para dar vida às ilustrações da Literatura de Cordel.

Entre as principais obras produzidas com xilogravura no Brasil, podemos citar os trabalhos dos xilógrafos da Região Nordeste, como Gilvan Samico, Abraão Batista e Amaro Francisco.


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Xilogravura":
 Pintura |   Igreja |   Arte | 

 


Essa curiosidade foi lida 10383 Vezes | Tema: Mundo Bizarro

Comentários:

Curiosidades Relevantes

Ovni colide com a superfície de Marte
Um conjunto de fotos divulgado pela NASA, a Agência Espacial Norte-Americana, mostra uma suposta nave extraterrestre acidentada na superfície de Marte. As i...
Leram 1617 Vezes