CuriosidadeMundo BizarroCidade escolheu o prefeito com um lance de cara e coroa

Cidade escolheu o prefeito com um lance de cara e coroa

Img Mobile - Cidade escolheu o prefeito com um lance de cara e coroa

As disputas eleitorais para o cargo de prefeito costumam ser bastante concorridas na maior parte dos municípios. Mas parece que em uma cidade insular de Palawan a situação foi bem diferente. A pequena cidade escolheu seu governante por meio de um lance de cara e coroa.

Uma simples jogada de moeda determinou o candidato vencedor. O mais interessante é que o candidato que perdeu a disputa aceitou sua derrota de forma elegante e educada.


Entenda como a eleição aconteceu!



O caso aconteceu na cidade-ilha de Araceli, que fica ao norte de Palawan, Filipinas. A disputa para o cargo executivo ocorreu entre Noel Beronio e Sue Codilla. Com o arremesso de uma moeda, o povo da cidade conquistou seu novo prefeito.

A decisão de jogar a moeda aconteceu por que os dois candidatos empataram no número de votos recebidos nas urnas. Tanto Beronio quanto Cudilla acumularam um total de 3.495 votos no final da contagem. Para alcançar um desempate, ambos concordaram em tirar a sorte no cara e coroa.

Para aqueles que acreditam que o cara e coroa é um jogo de azar, vale dizer que, de acordo com o Código Eleitoral das Filipinas, se dois ou mais candidatos tiverem o mesmo número de votos no final da contagem, o conselho pode usar o lançamento de uma moeda ou o sorteio para definir o candidato vencedor.

Sue Cadilla e Noel Beronio

Nesta decisão, a política novata Sue Cadilla ganhou e foi eleita. Ela é agora considerada a nova prefeita da cidade de Araceli e está aguardando sua posse.

O candidato derrotado aceitou o resultado como um verdadeiro cavalheiro. O ex-prefeito Noel Beronio disse que, por mais difícil que seja a perda, ele não pode fazer nada além de aceitar seu destino. O então candidato também disse que agora seguirá em frente. Isso é o que se chama de verdadeiro espírito democrático.


Fontes / Imagens: Inquirer, Pinasbalita


Veja também:

Curiosidades sobre as Filipinas



+ Sobre essa Curiosidade: Prefeito Política Filipinas Sorte

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual lugar no mundo é permitido casar com mortos?
  • Os aviões e a rotação da Terra
  • 20 frases para usar quando encontrar com algum famoso
  • Curiosidade Sobre o Eco
  • Ovelha sul-africana nasce com aspecto assustador
  • As Calorias de um Copo de Cerveja
  • Quem cuida dos direitos humanos de vítimas de violência?
  • Quais os melhores sites de namoro da internet?

Você Sabia?

Nenhum ser humano consegue se matar prendendo a respiração.