Como doar meu corpo para estudos da medicina?

Como doar meu corpo para estudos da medicina?
Por Juliana Miranda

Muitas pessoas pensam de forma altruísta e querem doar o corpo para estudos médicos e pesquisas científicas, ao invés de ser cremado ou enterrado. Se essa é a sua decisão e você quer saber como doar seu corpo para estudos, tudo começa com a escolha do local para onde você quer fazer a doação. Isso mesmo!

As faculdades de ciências médicas, em especial os laboratórios de anatomia dessas universidades, recebem os corpos como doação. Sendo assim, você precisa escolher qual instituição vai receber sua doação, ou seja, você mesmo.

Então, algumas sugestões são USP, UFRJ, UFRGS, UFSC, UFMG, entre outras universidades federais. Ainda não sabe para onde vai doar o seu corpo para estudo, nenhuma das dicas acima é interessante para você? Então, a sugestão é pesquisar na Sociedade Brasileira de Anatomia, todas as instituições que recebem este tipo de doação estão cadastradas lá.

Passo a passo:


Para doar seu corpo para estudos da medicina você precisará:
  • Escolher uma instituição;
  • Entrar em contato com a instituição;
  • Imprimir e preencher o Termo de Intenção de Doação;
  • Assinar o termo, juntamente com 2 testemunhas;
  • Reconhecer a firma da assinatura do doador no cartório;
  • Enviar para a instituição de ensino o termo de doação original e manter pelo menos 1 cópia autenticada em família;

Fonte: Sociedade Brasileira de Anatomia

Convencer a família é uma das etapas mais difíceis

Conversar com seus familiares é muito importante, pois eles precisam ser convencidos da sua decisão. Isso porque, mesmo depois de você registrar interesse em doar seu corpo para uma instituição, depois da sua morte, seus familiares vão decidir por você.

É importante saber que seus familiares não ganham nada em troca após a doação do corpo para estudo, muito menos dinheiro. Muitas instituições oferecem o transporte dos restos mortais.


Termo de compromisso de doação do corpo para estudo

Depois de acertar os detalhes com seus familiares e escolher para onde você vai doar o seu corpo para estudo, é necessário formalizar o seu interesse através de um Termo de Compromisso. Nele, seu desejo será registrado, com preto no branco, testemunhas e, para ter fé, é melhor fazer o registro do documento em cartório.

Se você mudar de ideia, não tem problema, ainda dá tempo de desistir, você tem a vida inteira para isso!


Quais corpos são mais interessantes para a ciência?

Os centros de estudos de anatomia têm dificuldade de conseguir corpos de crianças para estudo, eles são mais raros; assim como os corpos de mulheres. Por isso, esses dois possuem preferência.

Os homens são mais comuns nos Serviços de Verificação de Óbitos e os corpos são doados para instituições após um mês, caso ninguém da família apareça para reclamar o corpo.


Como o seu corpo será usado para estudo?

Os cursos de ciências biológicas, em especial medicina, usam o corpo humano doado nas aulas de anatomia. Muitas faculdades encontram dificuldade em ter material biológico em suas aulas de anatomia e acabam usando moldes artificiais, o que não é recomendado.

Leia também: O que os hospitais e clínicas fazem com os pedaços humanos retirados em cirurgias plásticas?

Nem todo mundo pode doar o corpo para estudo

Existem algumas restrições para doar o corpo para estudo, entre as quais estão as seguintes:

  • É preciso ter morrido de causa natural;
  • Não ter hepatite C;
  • Não ser portador do vírus HIV;
  • Entre outros.

Tire todas as suas dúvidas antes de tomar a decisão e converse diretamente com as instituições de pesquisa para entender os trâmites necessários.

Curiosidade  estudos da medicina anatomia 1

Curiosidade  estudos da medicina anatomia 2


Veja também:

Espermatozoides colhidos de defuntos

Startup quer matar seres humanos e enviar informações cerebrais para a nuvem