Ciências

O fracasso pode ser uma escada para o sucesso

Fracassar em algum projeto pode ser uma excelente oportunidade para perseguir o sucesso e encontrar o caminho da prosperidade. Alguns dos maiores sucessos do mundo vieram justamente depois de muitas tentativas fracassadas. Basta ver a história do McDonalds e de outras empresas de sucesso para comprovar essa teoria.

Alguns especialistas acreditam que o fracasso pode ser um pré-requisito para o sucesso. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Northwestern, dos Estados Unidos, publicada na revista Nature, falhar e aprender com os próprios erros são atitudes que aumentam as chances de realizar algum projeto bem-sucedido na vida.

No estudo, os especialistas avaliaram algumas experiências de sucesso e fracasso em vários cenários diferentes. A equipe de cientistas analisou mais de 700 mil pedidos de bolsas de estudo feitos entre os anos de 1985 e 2015, além de empresas startups com capital de risco e episódios de ataques terroristas.

Após avaliar todas essas informações, a equipe descobriu que absolutamente todos os indivíduos que tiveram êxito começaram como perdedores. Na maior parte dos casos, antes de vencer, as pessoas precisam tentar várias vezes. Ou seja, o sucesso está diretamente ligado à persistência e ao processo de aprendizagem e amadurecimento.

De acordo com os pesquisadores, as pessoas que falham não trabalham menos. Pelo contrário, elas trabalham muito e precisam mudar os rumos quando os planos não saem como esperado.

O estudo formulou um modelo matemático baseado na dinâmica do sucesso e do fracasso. Pelas estatísticas, foi possível perceber que grupos bem-sucedidos vivenciaram diversos fracassos e que quanto mais rápido uma pessoa falha, melhores são suas chances de conquistar o sucesso posteriormente.

Com essa pesquisa, os estudiosos também conseguiram identificar pontos críticos comuns entre as pessoas que falhavam e aquelas que se tornavam bem-sucedidas. O resultado da pesquisa indicou que o fracasso não determina o futuro de uma pessoa. O que realmente importa é o que essa pessoa faz para driblar a tentativa fracassada e buscar uma nova oportunidade.

Segundo Albert-László Barabási, cientista da Universidade Northeastern, ainda existe pouca compreensão sobre o papel do fracasso na vida das pessoas, mas é certo que as falhas levam à perfeição e ajudam a trilhar o caminho do sucesso. Os pesquisadores ainda devem quantificar outras características individuais e organizacionais que possuem influência sobre o sucesso das pessoas.

Fonte: Aeiou.pt

Leia também: Pesquisa de universidade afirma que parceiro amoroso influencia o sucesso profissional
O fracasso pode ser uma escada para o sucesso

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Ciências