Mundo Bizarro

O que é Tripofobia?

Conheça os sintomas da fobia relacionada a buracos e formas irregulares!

Tripofobia é o nome dado ao medo irracional de buracos e formas irregulares, como saliências e aglomerados. Essa fobia se manifesta em pessoas que têm repulsa a superfícies com ondulações, frestas e aberturas. Trata-se de um transtorno psicológico bastante raro, que ocorre em situações específicas, gerando um medo paralisante e incontrolável.

Em muitos casos, as pessoas com tripofobia não conseguem sequer olhar para objetos ou ambientes que apresentem padrões irregulares ou buracos, isso inclui desde esponjas até favos de mel e raladores de alimentos. A doença causa um mal-estar e vários sintomas associados, como transpiração excessiva, aceleração dos batimentos cardíacos, crises de ansiedade e de pânico, tremores, enjoos, entre outros.

Como se manifestam os desconfortos da tripofobia?

Os desconfortos típicos da tripofobia se manifestam sempre que as pessoas visualizam imagens ou fotos de buracos. Este distúrbio psicológico ainda é pouco estudado, mas vem sendo enquadrado como fobia e transtorno de ansiedade.

Tripofobia, buracos nos pés

ANÚNCIOS

Este tipo de medo prejudica diretamente a rotina das pessoas. O transtorno tem relação com a visualização de conjuntos de buracos que geram aversão. A tripofobia é um problema que passou a ser discutido recentemente, por volta do ano de 2013.

Essa grande aversão a buracos pode se manifestar em qualquer pessoa, sem uma causa aparente. Pesquisadores acreditam que todas as formas de fobias sejam um tipo de mecanismo de defesa dos seres humanos. As pessoas tripofóbicas podem não ter consciência do problema, mesmo se sentindo altamente incomodadas com imagens de buracos e furos.

Os principais sintomas da tripofobia são: enjoo, fadiga ocular, nojo, medo irracional, coceiras, mãos suadas, formigamentos, batimentos cardíacos acelerados, ansiedade, angústia, entre outros. O diagnóstico do distúrbio deve ser feito por um psiquiatra, por meio da análise dos sintomas e do histórico médico do paciente.

ANÚNCIOS

O tratamento da tripofobia pode contar com terapia cognitivo-comportamental (TCC), psicoterapia, medicamentos e técnicas de relaxamento. Vale dizer que a tripofobia não é considerada oficialmente uma doença mental, mas, ainda assim, precisa de acompanhamento profissional, a fim de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa acometida pela fobia.

Sobre o Autor