CuriosidadeCiênciasCientistas tentam criar um microssol

Cientistas tentam criar um microssol

Img Mobile - Cientistas tentam criar um microssol

Um projeto bastante promissor está sendo conduzido por cientistas na atualidade. Trata-se da possível criação de um microssol, ou seja, uma usina que possa operar como um sol artificial e que seja capaz de gerar e fornecer energia limpa para o mundo nos próximos anos.

O projeto vem sendo tocado com foco na produção de energia a partir da fusão nuclear, uma das áreas mais comentadas da engenharia nos dias de hoje. Já há quem diga que essa será a energia do futuro.

A pesquisa sobre o microssol está em andamento no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O grupo de pesquisadores também conta com a parceria da empresa Commonwealth Fusion Systems.

A ideia é construir uma usina nuclear que possa produzir energia limpa, de forma quase ilimitada. Obviamente, este não é um projeto com resultados imediatos. Os pesquisadores estimam que sejam necessários cerca de 15 anos até que o projeto possa ser colocado em prática e a usina tenha a capacidade de funcionar praticamente como um microssol na Terra.

SPARC - Geração de energia nuclear
SPARC - Crédito da foto: Ken Fila/MIT

Quando isso acontecer, a usina será capaz de produzir um calor suficiente para gerar até 200 megawatts de maneira contínua. O mais importante deste projeto é que a usina não emitirá poluição e sua energia será capaz de abastecer aproximadamente 200 mil habitantes em uma pequena cidade.

Um dos pesquisadores à frente do projeto, Martin Greenwald, que faz parte do Centro de Ciência e Fusão de Plasma do MIT, disse que, caso a usina seja bem-sucedida, essa será a primeira vez na história que pesquisadores teriam conseguido reproduzir o conceito do sol para uso na Terra. O projeto vem sendo chamado de Sparc.

A ideia central do experimento é usar a fusão nuclear, processo que promove a junção de elementos leves, como o hidrogênio, para a formação de elementos mais pesados, como, por exemplo, o hélio. Esse processo tem a capacidade de liberar uma quantidade enorme de energia, mas, para isso, é necessário que se alcance uma temperatura extremamente elevada, chegando a centenas de milhões de graus. O experimento também precisa de reatores e da criação de um campo magnético.

Foto do Sol

Segundo os cientistas, a energia nuclear é a melhor forma de obter energia limpa, sustentável e ilimitada para o futuro. Os pesquisadores também afirmam que o projeto é seguro e que não há o risco de ele gerar uma reação em cadeia, causando acidentes como o que aconteceu em Fukushima, no Japão.

Fonte: Mit.edu


Veja também:

Cientistas criaram campo magnético que nos aproxima da fusão nuclear

Qual é a distância da Terra ao Sol?

Qual é o combustível do Sol?

Pesquisa propõe transformar dióxido de carbono em combustível industrial

Bactérias transformam esgoto em energia limpa



+ Sobre essa Curiosidade: Energia limpa Combustível Energia Nuclear

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Fatos interessantes sobre o The Big Bang Theory
  • Qual é o livro mais caro do mundo?
  • 6 surpreendentes descobertas arqueológicas feitas na África
  • Fóssil de 50 milhões de anos mostra um cardume de peixes
  • Por que o voto no Brasil é obrigatório?
  • O que é Atazagorafobia?
  • NASA cria projeto para evitar
  • Telescópio espacial Kepler pode ter encontrado megaestrutura alienígena

Você Sabia?

Os monges tibetanos dormem em pé.